Olá, gente ...
Recentemente, realizei uma palestra numa universidade sobre
o tema “gestão da sala de aula” para alunos do último ano do curso de Pedagogia,
alguns inclusive já trabalhando como estagiários.
A pergunta que mais ouvi da plateia se referia ao problema
da falta de atenção do aluno, o que foi motivo para uma ampla e acalorada
discussão.
Sobre essa questão reproduzo abaixo a postagem sobre o
assunto no blog que semanalmente escrevo, visando contribuir com o difícil
trabalho docente nos dias atuais.
A distração em sala de aula é sem dúvida um dos grandes
desafios da docência, motivada por diversos fatores. Desenvolvimento físico e
psicossocial, alta produção hormonal, exposição excessiva às mídias e redes
sociais, etc., afetam sensivelmente a formação de bons hábitos de estudos e
concentração, colocando em risco o processo da aprendizagem.
Lidar com essa situação sem muito preparo tende a conduzir o
professor a um desgaste físico e emocional, provocando um estresse precoce da
docência com prejuízos à produtividade educacional.
Com o intuito de contribuir para a melhoria do trabalho
docente, segue abaixo uma coletânea de atitudes que podem ser realizadas pelo
professor visando minimizar esse problema e melhorar o trabalho docente.
O emprego de cada atitude sugerida depende do momento e da
carga emocional do professor, levando-se em conta o caráter profissional e os
objetivos do trabalho docente.
Vejamos:
1- Acompanhar: Pedir ao aluno repetir apenas o que foi ou
acabou de ser dito.
2- Aproximar: Aproxime-se e fique ao lado dele e dirija uma
pergunta a outro aluno mais afastado.
3- Expor: Prenda sua atenção, mostrando uma imagem, som,
vídeo ou filme.
4- Pensar: Faça uma pausa e pergunte ao aluno se há uma
situação problema para resolver dentro daquele conteúdo.
5- Perguntar: Faça uma pergunta desafiadora que leve vários
passos para resolver.
6- Agir: Sugira a fazer algo relacionado com o tema.
7- Exemplificar: Estimule a exemplificar algo relacionado ou
análogo ao tema tratado.
8- Remover: Tratar e remover a distração. Centralize ou mude
o foco.
9- Agrupar: Coloque estudante em grupos para uma atividade.
10- Normatizar: Faça o grupo estabelecer regras ou normas
para tempo, convivência e estudos.
11- Controlar: Coloque-o no controle visando fazer cumprir
as regras.
12- Deslocar: Atribua funções aos alunos que se deslocam
demais.
13- Jogar: Jogue um jogo envolvendo o aluno.
14- Criar: Crie um incentivo para chamar a atenção.
15- Pesquisar: Encaminhe uma pesquisa visando recolher
informações.
16- Ensinar: Peça ao aluno ensinar a lição a outro com maior
dificuldade.
17- Auxiliar: Peça ao aluno para ajudá-lo em alguma
atividade para classe.
18- Ouvir: Instigue o aluno a encontrar uma música relevante
e adequada ao tema.
19- Mudar: Mude o aluno de lugar.
20- Reconhecer (sem recompensar): Reconheça e valorize os
que prestam atenção.
21- Perguntar: Pergunte por que o aluno não está prestando
atenção.
Lembrete:
Alunos envolvidos prestam mais atenção.
Submeta sempre sua aula a uma auto avaliação.
Muitas vezes são os alunos que estão entediados ou a
atividade não é lá muito agradável. Reveja o planejamento se for necessário.
Gostaríamos de aumentar a lista. Tem outras sugestões?
Se tiver contribuições, encaminhe para compartilhar.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.