Olá, gente...
É muito comum que ao final de uma aula, uma explanação ou exposição de
um assunto, o professor ou palestrante abra um tempo para perguntas dos alunos
ou participantes.
Boas perguntas são tão ou mais importantes que as respostas. Veja que
toda e qualquer pesquisa tem início por uma pergunta. É a pergunta que mobiliza
a ciência e, consequentemente, leva às descobertas, uma vez que a pergunta
revela a necessidade da informação e conhecimento.
Boa parte dos educadores alega
que o diálogo com a classe na condução para boas perguntas dos alunos contribui
sensivelmente para a melhoria da qualidade do que é ensinado, além de instigar
e desenvolver a habilidade de questionar.
Portanto, se você deseja inflamar a curiosidade, provocar o aluno para
fazer perguntas é uma excelente estratégia com resultados comprovados, se
conduzida de forma eficiente pelo professor.
Então por que é tão difícil fazer com que os alunos façam boas
perguntas?
Este é um problema que desafia os professores desde o início da
educação moderna. Todos tiveram a experiência de abrir um tempo para perguntas
em classe e ouvir ... silêncio.
E este não é apenas um problema limitado às salas de aula físicas,
presenciais, pois ocorre também em situações de salas de aula virtuais, on e
off line, onde o comportamento do aluno é praticamente o mesmo.
Como resultado, tem havido uma série de pesquisas e reflexões sobre
esse tema, muito pertinente ao enriquecimento do trabalho pedagógico.
Segue abaixo, um pequeno resumo com 10 motivos mais comumente citados pelos
professores para que o aluno não faça perguntas durante a aula.
1- Os alunos não entendem porque fazer perguntas é importante.
2- Os alunos precisam de ajuda para formular boas perguntas.
3- Boas perguntas não vêm à mente dos alunos enquanto estão na aula.
4- O aluno não tem curiosidade sobre o assunto e precisa de inspiração.
5- O aluno está tão perdido, eles não sabem por onde começar.
6- O aluno é um introvertido, ou tímido e evita se envolver
naturalmente no diálogo.
7- Medo de fazer uma pergunta estúpida e sofrer bullyng.
8- Medo de parecer ridículo por uma pergunta não inteligente.
9- Medo de que sua pergunta estará “matando o tempo” da aula.
10- Não há tempo suficiente na aula para discutir questões abertas.
Tem mais alguma sugestão para darmos continuidade ao post?
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Postado por Michel Assali
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