Tenho insistido em diversos momentos que todo professor, pedagogo ou
gestor, deva sempre experimentar produzir educação e não apenas consumir
educação. Isso vale dizer que é de extrema importância o contato, a pesquisa e
o conhecimento de novas concepções e tendências educacionais, de forma a
garantir a atualização profissional.
Porém, é preciso sempre ter em mente que a experiência profissional não
é construída apenas pelo conteúdo teórico, mas também, pelas práticas
cotidianas no enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe.
Neste
aspecto, é fundamental que se dedique um determinado tempo do trabalho em
esforços para produzir educação, ou seja, se envolver em elaborar projetos
inovadores que produzam ações de impactos na aprendizagem e resultados diretos
na sala de aula.
É neste sentido que a vivência concretiza os ideais de qualificar cada
vez mais o papel da educação, da escola e da docência.
Tendo por base essa reflexão, encaminho abaixo, dez itens com sugestões e cuidados na
elaboração de melhores projetos educacionais ou outros.
Confira: 10 passos a considerar na elaboração de um projeto.
1 - Regimento da escola /
instituição: É conveniente verificar sempre se o projeto elaborado
está de acordo com as normas regimentais do colégio considerando as formas de
atribuir notas, as disciplinas envolvidas e o período trimestral de vigência da
atividade e calendário escolar.
2 - Amigos críticos: Um feedback
honesto, de mão dupla e ajustes contínuos pode em muito ajudar a melhorar os
projetos. Submeter o projeto à apreciação de colegas da mesma área, ou até de
alunos favorece a integração, a interdisciplinaridade e a participação. Podem
surgir excelentes sugestões de encaminhamento, de conteúdo e de outros aspectos
de melhoria e sucesso do projeto.
3 - Evento de lançamento: Pensar e
realizar o lançamento do projeto como um evento educacional, se constitui como
um ponto de convergência de ideias e promoção do envolvimento dos alunos e
professores. As expectativas se elevam e o papel social da escola passa a ter
um caráter mais efetivo, numa prévia de lançamento de um projeto. É uma espécie
de marketing do projeto.
4 - Lista de conceitos e saberes: É
muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos e saberes
prévios que os alunos devem levar em conta para melhor participar do
projeto. Palavras-chave, slogans, frases, etc., conectadas em formato de
mapas conceituais facilitam o interesse, a pesquisa e a partilha.
5 - Rubrica: A
rubrica é uma ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos
e pais dos critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o
projeto. A rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo
critérios claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno.
6 - Organização e
responsabilidade do grupo: A responsabilidade individual é um
componente fundamental para o trabalho coletivo. É preciso que o grupo descreva
as responsabilidades de cada integrante, bem como suas funções. E se possível,
registrados por escrito, evidenciando a responsabilidade de cada um.
7 - Pesquisa e colaboração: Uma
vez que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalhar juntos para descobrir o
que seu produto final vai ser e como eles irão adquirir o conhecimento
necessário para completá-lo. Professores devem oferecer momentos de apoio,
orientação e workshops, contribuindo nas intervenções e correções de rumo e
solução de problemas e tomadas de decisão.
8 - Avaliação e adaptação: Ao
longo do processo, o acompanhamento do professor é fundamental para atender
expectativas e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando ou
direcionando o projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e
individual, bem como as intervenções necessárias.
9 - Apresentações: As apresentações
se constituem um aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de um momento
público e de exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação devem ser
sempre um motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar em
público, defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes para
a formação educacional.
10 - Avaliação final: Como
o projeto é um incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua
trajetória, as avaliações finais tendem a ser mais tranquilas tendo em vista, o
próprio processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da
entrega, os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota
representante da avaliação do projeto.
Tem outras contribuições? Interessa acrescentar outros itens?
Encaminhe para que possamos compartilhar.
Postado por Michel Assali
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