Olá, gente...
Diversos alunos me procuraram
para uma rápida orientação sobre a construção de projetos educacionais
eficazes. Comentei sobre os principais aspectos a serem considerados na
elaboração de projetos, sugeri literatura a respeito do tema e comentei a
respeito da postagem que publiquei no blog em 2014, a qual reproduzo abaixo.
Tenho insistido em diversos
momentos que todo professor ou pedagogo, deva sempre experimentar produzir
educação e não apenas consumir educação. Isso vale dizer que é de extrema
importância o contato, a pesquisa e o conhecimento de novas concepções e tendências
educacionais, de forma a garantir a atualização profissional.
Porém, é preciso sempre ter em
mente que a experiência profissional não é construída apenas pelo conteúdo
teórico, mas também, pelas práticas cotidianas no enfrentamento dos desafios
que a realidade nos impõe. Neste aspecto, é fundamental que se dedique um
determinado tempo do trabalho em esforços para produzir educação, ou seja, se
envolver em elaborar projetos inovadores que produzam ações de impactos na
aprendizagem e resultados diretos na sala de aula.
É neste sentido que a vivência
concretiza os ideais de qualificar cada vez mais o papel da educação, da escola
e da docência.
Tendo por base essa reflexão,
encaminho abaixo, um “passo a passo” com sugestões e cuidados na elaboração de
melhores projetos educacionais.
Confira: 10 passos a considerar na elaboração de um projeto
envolvendo alunos.
1. Regimento da escola: É conveniente
verificar sempre se o projeto elaborado está de acordo com as normas
regimentais da escola considerando o sistema de avaliação, o registro de notas
ou menções, as disciplinas envolvidas e o período mensal de vigência da
atividade no calendário escolar.
2. Amigos críticos: Um feedback
honesto, de mão dupla e ajustes contínuos pode em muito ajudar a melhorar os
projetos. Submeter o projeto à apreciação de colegas da mesma área, ou até de
alunos favorece a integração, a interdisciplinaridade e a participação. Podem
surgir excelentes sugestões de encaminhamento, de conteúdo e de outros aspectos
de melhoria e sucesso do projeto.
3. Evento
de lançamento: Pensar e realizar o lançamento do projeto como um
evento educacional, se constitui como um ponto de convergência de ideias e
promoção do envolvimento dos alunos e professores. As expectativas se elevam e
o papel social da escola passa a ter um caráter mais efetivo, numa prévia de
lançamento de um projeto. É uma espécie de marketing do projeto.
4. Lista de conceitos, saberes e habilidades: É
muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos, saberes e
habilidades que os alunos devem levar em conta para melhor participar do
projeto. Palavras-chave, slogans, frases, etc., conectadas em formato de
mapas conceituais facilitam o interesse, a pesquisa e a partilha.
5. Rubrica: A rubrica é uma
ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos e pais dos
critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o projeto. A
rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo critérios
claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno.
6. Organização e responsabilidade do grupo: A responsabilidade
individual é um componente fundamental para o trabalho coletivo. É preciso que
o grupo descreva as responsabilidades de cada integrante, bem como suas
funções. E, se possível, registrados por escrito evidenciando a
responsabilidade de cada um.
7. Pesquisa e colaboração: Uma vez
que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalharem juntos para descobrir o
que produzirão ao final das ações e como eles irão adquirir o conhecimento
necessário para completá-lo. Professores devem oferecer momentos de apoio,
controle e orientação, contribuindo nas intervenções e correções de rumo, solução
de problemas e tomadas de decisão.
8. Avaliação e adaptação: Ao longo do
processo, o acompanhamento do professor é fundamental para atender expectativas
e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando ou direcionando o
projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e individual, bem como
as intervenções necessárias.
9. Apresentações: As apresentações
se constituem um aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de um momento
público e de exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação devem ser
sempre um motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar em
público, defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes para
a formação educacional.
10. Avaliação final: Como o projeto é
um incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua
trajetória, as avaliações finais tendem a ser mais tranquilas tendo em vista, o
próprio processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da
entrega, os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota ou
menção representativa da avaliação do projeto.
Convém mencionar que esses passos
poderão ser agrupados em pequenos blocos com mesmos objetivos e não nenhuma
intenção em criar dificuldades na elaboração de um projeto, mas lembrar ao
leitor a reflexão sobre tais aspectos.
Tem outras contribuições? Interessa
acrescentar outros passos?
Encaminhe para partilhar.
Postado por Michel Assali
Ótimo.
ResponderExcluirObrigado.