EDUCADORES

19 setembro, 2016

10 passos a considerar na elaboração de um projeto educacional envolvendo alunos.

Olá, gente...


Diversos alunos me procuraram para uma rápida orientação sobre a construção de projetos educacionais eficazes. Comentei sobre os principais aspectos a serem considerados na elaboração de projetos, sugeri literatura a respeito do tema e comentei a respeito da postagem que publiquei no blog em 2014, a qual reproduzo abaixo.

Tenho insistido em diversos momentos que todo professor ou pedagogo, deva sempre experimentar produzir educação e não apenas consumir educação. Isso vale dizer que é de extrema importância o contato, a pesquisa e o conhecimento de novas concepções e tendências educacionais, de forma a garantir a atualização profissional.

Porém, é preciso sempre ter em mente que a experiência profissional não é construída apenas pelo conteúdo teórico, mas também, pelas práticas cotidianas no enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe. Neste aspecto, é fundamental que se dedique um determinado tempo do trabalho em esforços para produzir educação, ou seja, se envolver em elaborar projetos inovadores que produzam ações de impactos na aprendizagem e resultados diretos na sala de aula.

É neste sentido que a vivência concretiza os ideais de qualificar cada vez mais o papel da educação, da escola e da docência.
Tendo por base essa reflexão, encaminho abaixo, um “passo a passo” com sugestões e cuidados na elaboração de melhores projetos educacionais.

Confira: 10 passos a considerar na elaboração de um projeto envolvendo alunos.

1.            Regimento da escola: É conveniente verificar sempre se o projeto elaborado está de acordo com as normas regimentais da escola considerando o sistema de avaliação, o registro de notas ou menções, as disciplinas envolvidas e o período mensal de vigência da atividade no calendário escolar.

2.            Amigos críticos: Um feedback honesto, de mão dupla e ajustes contínuos pode em muito ajudar a melhorar os projetos. Submeter o projeto à apreciação de colegas da mesma área, ou até de alunos favorece a integração, a interdisciplinaridade e a participação. Podem surgir excelentes sugestões de encaminhamento, de conteúdo e de outros aspectos de melhoria e sucesso do projeto.

3.            Evento de lançamento: Pensar e realizar o lançamento do projeto como um evento educacional, se constitui como um ponto de convergência de ideias e promoção do envolvimento dos alunos e professores. As expectativas se elevam e o papel social da escola passa a ter um caráter mais efetivo, numa prévia de lançamento de um projeto. É uma espécie de marketing do projeto.

4.            Lista de conceitos, saberes e habilidades: É muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos, saberes e habilidades que os alunos devem levar em conta para melhor participar do projeto. Palavras-chave, slogans, frases, etc., conectadas em formato de mapas conceituais facilitam o interesse, a pesquisa e a partilha.

5.            Rubrica: A rubrica é uma ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos e pais dos critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o projeto. A rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo critérios claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno. 

6.            Organização e responsabilidade do grupo: A responsabilidade individual é um componente fundamental para o trabalho coletivo. É preciso que o grupo descreva as responsabilidades de cada integrante, bem como suas funções. E, se possível, registrados por escrito evidenciando a responsabilidade de cada um.

7.            Pesquisa e colaboração: Uma vez que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalharem juntos para descobrir o que produzirão ao final das ações e como eles irão adquirir o conhecimento necessário para completá-lo. Professores devem oferecer momentos de apoio, controle e orientação, contribuindo nas intervenções e correções de rumo, solução de problemas e tomadas de decisão.

8.            Avaliação e adaptação: Ao longo do processo, o acompanhamento do professor é fundamental para atender expectativas e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando ou direcionando o projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e individual, bem como as intervenções necessárias.

9.            Apresentações: As apresentações se constituem um aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de um momento público e de exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação devem ser sempre um motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar em público, defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes para a formação educacional.

10.         Avaliação final: Como o projeto é um incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua trajetória, as avaliações finais tendem a ser mais tranquilas tendo em vista, o próprio processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da entrega, os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota ou menção representativa da avaliação do projeto.

Convém mencionar que esses passos poderão ser agrupados em pequenos blocos com mesmos objetivos e não nenhuma intenção em criar dificuldades na elaboração de um projeto, mas lembrar ao leitor a reflexão sobre tais aspectos.

Tem outras contribuições? Interessa acrescentar outros passos?
Encaminhe para partilhar.


Postado por Michel Assali

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...