Olá, gente...
Atendendo a algumas solicitações de colegas coordenadores, estamos
postando novamente o texto “PARE com isso” no sentido de contribuir com
materiais para discussões nos horários de trabalho pedagógico das escolas e
outras atividades pedagógicas. Inexiste a intenção de ditar normas, regras ou
concepções de educação exigindo para tanto a necessidade de pesquisas de aprofundamento.
Igualmente não existe nenhuma intenção de crítica ao professor nem aos
sistemas e modelos de ensino, mas apenas o ensejo de provocar reflexões sobre a
rotina escolar, que possam resultar em ações de melhoria e inovação.
Então, vamos parar com
algumas coisas:
- Pare de modelar a localização
do aluno na sala. Permita que cada aluno seja responsável pela sua
aprendizagem.
- Pare de impedir que
os alunos possam usar smartfones. O problema não está na tecnologia, mas, no
modelo de ensino e aprendizagem.
- Pare de racionalizar
tanto o processo educacional, utilizando gráficos estatísticos para explicar e
justificar problemas. O processo é mais humano que técnico.
- Pare para rever os
momentos chatos e inaproveitáveis da aula. É possível transformá-los em
momentos ricos de aperfeiçoamento profissional e melhorar a qualidade da
aprendizagem.
- Pare de tratar os
melhores professores, como meros cumpridores da obrigação. Incentive, elogie e
aprenda com eles.
- Pare de
responsabilizar somente você pelo insucesso da aprendizagem. Além de outros fatores,
mostre a cada aluno que também é responsável por seu sucesso.
- Pare com as aulas
improdutivas e monológicas. Procures desenvolver aprendizagens significativas e
evolventes que despertem interesse e curiosidade.
- Pare de realizar
provas apenas para classificar, mas que sejam indicadoras de intervenções
necessárias visando superação de dificuldades e aumento da qualidade de ensino.
- Pare de simplificar o
ensino e a aprendizagem e procure elevar as expectativas e os níveis de
compreensão e melhoria.
- Pare com aulas chatas
e tristes. Promova a alegria, a curiosidade e a capacidade de fazer a pergunta
certa no momento certo.
- Pare de considerar
que pais e comunidades nada têm a contribuir na vida escolar. Convide-os a
desenvolver temas e palestras considerando seus talentos individuais e
conhecimentos profissionais.
- Pare de demonizar as
mídias sociais e use-as a seu favor. Vídeos, podcasts, imagens, textos, etc, se
tratados de forma pedagógica podem se transformar em poderosos recursos
pedagógicos de aprendizagem.
- Pare de considerar
apenas os professores como únicos responsáveis pelos problemas de aprendizagem.
Faça um exercício de observação de sistemas, mas não espere o sistema ideal
para começar a trabalhar bem.
- Pare de reclamar
tanto dos gestores e administradores. Faça muito bem sua parte exija com
justificativas relevantes as necessidades para um trabalho de qualidade.
- Pare de tratar a
educação como apenas um serviço. Considere os objetivos da educação como
possibilidades de auto-conhecimento permitindo sua visão de mundo.
Portanto, pare com isso!
Se você tem mais contribuições, encaminhe, por favor.
Vamos compartilhar!
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.