EDUCADORES

26 setembro, 2016

10 dicas para tornar suas apresentações mais efetivas



Olá, gente.

Pesquisando em diversos sites e blogs o tema apresentações para aulas, palestras, reuniões, etc., é possível verificar uma vasta literatura sobre a utilização das tecnologias como ferramentas poderosas de comunicação.
Softwares como Power point, Sway, Google apresentações, Prezi, Keynote, entre outros, possibilitam uma série de recursos para tornar as apresentações muito interessantes.

Porém, se não for bem utilizada a apresentação tende a ser enfadonha, chata e sonolenta. Encontrei no Blog Efetividade algumas dicas e acrescentei outras obtidas em livros especializados as quais compartilho como vocês, com o objetivo de melhorar uma apresentação.

Aí vão as dicas:

1-Os slides não são a apresentação. Nunca esqueça que a atenção deve estar em você, e não nos slides. Você não deseja competir com eles pela atenção do seu público.

2- Procure permanecer no lado esquerdo da tela – onde se iniciam as frases ou palavras nas telas. É o ponto onde os olhos da plateia iniciam a leitura, deixando você em destaque para ser bem visto.

3-Siga uma sequência lógica. Se possível, comece rabiscando num papel quais os pontos que você precisa abordar.

4-Seja legível. Se você vai escrever algo no slide, todo mundo precisa conseguir ler. Mas escreva o mínimo possível. Use fontes sem serifa (Arial, Verdana, Helvetica…) nos títulos, e serifadas (Garamond, Goudy, Palatino…) no conteúdo.

5-Siga a regra dos 10, 20 e 30. O primeiro número (10) refere-se à quantidade aproximada de telas a compor a apresentação; o segundo número (20), ao tempo aproximado em minutos para a duração da apresentação; o terceiro número (30) refere-se ao tamanho aproximado da fonte (letra) a ser utilizada no slide.

6-Slide não é relatório. Se você precisar comunicar um longo conteúdo textual, imprima-o e entregue à plateia – se possível, antes do início da apresentação. Nos slides, sempre que possível, substitua as palavras por um gráfico ou imagem, para complementar o que você vai dizer.

7-Menos é mais - especialmente quando estamos tratando de efeitos visuais e sonoros. Faça todos os itens do slide aparecerem ao mesmo tempo – ninguém na plateia espera ser surpreendido 90 vezes durante a sua apresentação.

8-Distribua um folheto – antes! - a não ser que sua intenção seja fazer surpresas, distribuir um folheto com todos os slides ANTES da apresentação ajudará a manter as pessoas prestando atenção em você, e não no slide. Se você tem dúvidas se o público prestará atenção na apresentação se já tiver imagens de todos os slides em mãos antes da apresentação, há algo errado com a apresentação, ou com o público.

9-Conheça as estatísticas – estudos recentes mostraram que apresentações de slides apenas com títulos, gráficos e imagens levam a uma retenção de conteúdo 28% maior que a dos slides tradicionais com listas de itens, e uma capacidade 78% maior de aplicar a informação recebida.

10-Lembre-se - você é a apresentação principal e não as suas telas pu slides.

Existem por aí outras e novas dicas. Você tem mais a contribuir?
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Postado por Michel Assali

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