EDUCADORES

15 agosto, 2016

A importância de ensinar e desenvolver habilidades sócio-emocionais. (Parte I)


Olá, gente...


Sabemos muito bem da importância do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas nos processos de aprendizagem. E que as políticas públicas destinam de recursos com base nas avaliações externas aplicadas, com a finalidade de aperfeiçoar os sistemas e redes de ensino, visando o aperfeiçoamento e a formação continuada de seus profissionais, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino.


Porém, pouco tem sido discutido e considerado o desenvolvimento das habilidades e competências não cognitivas, ou seja, as competências sócio-emocionais, relacionadas com a concepção de “saber conviver”, para “saber ser”, tais como, a motivação, autonomia, equilíbrio emocional, relacionamentos interpessoais, etc.

São competências a serem desenvolvidas e avaliadas com a finalidade de suscitar reflexões, direcionamentos e elaboração de projetos, tendo em vista seus impactos na qualidade da escola e na formação da personalidade. É certo que ninguém discorda da importância dessas competências, mas pouco tem sido valorizadas e sequer mensuradas, nas reflexões sobre resultados de desempenho das avaliações internas e externas.

Ações como, o de ampliar período escolar, currículos adequados, engajamento social, integração do corpo docente, envolvimento real da comunidade, integração dos setores e níveis e modalidades de ensino, entre outros, poderão se constituir em elementos relevantes para a elaboração de novos projetos e ações de políticas públicas eficazes em educação.

“Se ignorarmos as competências comportamentais, acabamos fazendo políticas públicas insuficientes para a educação, como a escola tem feito hoje em dia”, disse o professor de economia da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de Economia, James Heckman.

Somente conhecimentos conceituais não serão suficientes para as transformações desejadas para uma educação de qualidade. A necessidade de maiores investimentos no desenvolvimento de habilidades e competências emocionais no interior da escola poderá se constituir uma ferramenta importante para alavancar inovações necessárias aos novos desafios da educação. 

Na próxima postagem explicitaremos as principais habilidades sócio-emocionais que, na nossa modesta opinião, deveriam ser desenvolvidas na escola.


Pense sobre isso. Deixe seu comentário!

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...