EDUCADORES

08 agosto, 2016

Coisas que irão desaparecer da sala de aula nos próximos 10 anos


Olá, gente...


O mundo está em constante mudança e a sociedade também. Temos contemplado mudanças na tecnologia, inovações nas igrejas, nos modelos de transporte de táxis, em hábitos de consumo, etc.

A educação, politicamente centralizada nos governos, oferece grande resistência às mudanças, pois o controle é muito rígido, mas dificilmente escapará de sofrer tais impactos mesmo que o tempo para isso seja mais longo.

Novas metodologias, ensino personalizado, ensino híbrido, uso das tecnologias da informação e comunicação, etc. estão aí, na sala de aula, provocando professores e alunos e motivando à elaboração de novas formas de ensinar.

Essas tendências farão com que determinados aspectos didático pedagógicos, tenham seu dias contados, ou seja, fadados a desaparecer da sala de aula, nos próximos 10 anos.

- Aula explicativa
A aula explicativa tende a ser substituída por vídeos gravados que o aluno pode assistir em outros ambientes diferentes da sala de aula. Durante a aula, o professor pode interagir diretamente com as dificuldades e dúvidas de compreensão do aluno durante as atividades coletivas ou grupais quando de trabalhos decorrentes de desafios, elaboração de projetos ou solução de problemas, favorecendo um ensino mais personalizado.

- Boletins de notas
Os boletins de notas que apenas servem para uma visão superficiais do desempenho do aluno,  serão substituídos por relatórios que evidenciem fácil e fielmente as situações de aprendizagem.  
Logicamente isso exigira novas concepções no formato e número de alunos por classe e em capacitação dos professores.

- Provas
Os instrumentos de avaliação onde o aluno estuda apenas para obter a nota tende a ser substituído por novos e adequados modelos, que identifiquem com maior exatidão suas reais dificuldades para a melhor intervenção docente e uma avaliação eficiente e eficaz.

- Horários tradicionais
Assim como o ensino personalizado sob medida para atender às diferenças individuais,  também um horário flexível tende a ser implementado visando atender ao melhor desempenho de cada aluno conforme suas habilidades e ritmo de aprendizagem.

- Material escolar
Conhecimento e informação estão sendo cada vez mais organizadas de novas maneiras. Busca  de conteúdos, redes sociais, blogs, mensagens, revistas digitais e outras tecnologias estão se tornando uma nova forma para organização do conteúdo e de parte do material escolar de que o aluno necessita.
- Mesa do professor
A mesa do professor será muito mais virtual que física, considerando que todos os acessórios e utensílios de que precisa, estarão na palma da mão com comandos diretos ao equipamento dos alunos nos diversos recursos e dispositivos tecnológicos, como o smartfone, tablet e etc.
- Carteira do estudante
Considerando as intervenções, interações e deslocamentos de alunos, mobilizados por ensino baseado em projetos ou em problemas, as carteiras individuais não farão sentido aos novos formatos e organização das futuras salas de aula.
- Armários
Ficarão somente para a educação infantil e séries iniciais do Ensino fundamental. Já para o Ensino Médio estes já podem estar desaparecendo em sua escola. Serão gradativamente substituídos pelas “nuvens” digitais com grande capacidade de armazenamento de dados. Adeus ao papel!
- Livros didáticos
Os conteúdos dos livros didáticos serão gradativamente disponibilizados em dispositivos tecnológicos fixos e móveis, permitindo seu acesso na escola e em casa, sob a orientação e moderação do professor, agindo como um curador de conteúdos.

Tem mais alguma coisa que possa ser acrescentada?
Encaminhe para compartilhar ou deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...