Olá, gente...
O mundo está em constante mudança
e a sociedade também. Temos contemplado mudanças na tecnologia, inovações nas
igrejas, nos modelos de transporte de táxis, em hábitos de consumo, etc.
A educação, politicamente
centralizada nos governos, oferece grande resistência às mudanças, pois o
controle é muito rígido, mas dificilmente escapará de sofrer tais impactos
mesmo que o tempo para isso seja mais longo.
Novas metodologias, ensino
personalizado, ensino híbrido, uso das tecnologias da informação e comunicação,
etc. estão aí, na sala de aula, provocando professores e alunos e motivando à
elaboração de novas formas de ensinar.
Essas tendências farão com que
determinados aspectos didático pedagógicos, tenham seu dias contados, ou seja,
fadados a desaparecer da sala de aula, nos próximos 10 anos.
- Aula explicativa
A aula explicativa tende a ser
substituída por vídeos gravados que o aluno pode assistir em outros ambientes
diferentes da sala de aula. Durante a aula, o professor pode interagir
diretamente com as dificuldades e dúvidas de compreensão do aluno durante as
atividades coletivas ou grupais quando de trabalhos decorrentes de desafios,
elaboração de projetos ou solução de problemas, favorecendo um ensino mais
personalizado.
- Boletins de notas
Os boletins de notas que apenas
servem para uma visão superficiais do desempenho do aluno, serão substituídos por relatórios que
evidenciem fácil e fielmente as situações de aprendizagem.
Logicamente isso exigira novas
concepções no formato e número de alunos por classe e em capacitação dos
professores.
- Provas
Os instrumentos de avaliação onde o
aluno estuda apenas para obter a nota tende a ser substituído por novos e
adequados modelos, que identifiquem com maior exatidão suas reais dificuldades
para a melhor intervenção docente e uma avaliação eficiente e eficaz.
- Horários tradicionais
Assim como o ensino personalizado
sob medida para atender às diferenças individuais, também um horário flexível tende a ser
implementado visando atender ao melhor desempenho de cada aluno conforme suas
habilidades e ritmo de aprendizagem.
- Material escolar
Conhecimento e informação estão
sendo cada vez mais organizadas de novas maneiras. Busca de conteúdos, redes sociais, blogs, mensagens,
revistas digitais e outras tecnologias estão se tornando uma nova forma para
organização do conteúdo e de parte do material escolar de que o aluno necessita.
- Mesa do professor
A mesa do professor será muito
mais virtual que física, considerando que todos os acessórios e utensílios de
que precisa, estarão na palma da mão com comandos diretos ao equipamento dos
alunos nos diversos recursos e dispositivos tecnológicos, como o smartfone, tablet
e etc.
- Carteira do estudante
Considerando as intervenções,
interações e deslocamentos de alunos, mobilizados por ensino baseado em
projetos ou em problemas, as carteiras individuais não farão sentido aos novos
formatos e organização das futuras salas de aula.
- Armários
Ficarão somente para a educação
infantil e séries iniciais do Ensino fundamental. Já para o Ensino Médio estes
já podem estar desaparecendo em sua escola. Serão gradativamente substituídos
pelas “nuvens” digitais com grande capacidade de armazenamento de dados. Adeus
ao papel!
- Livros didáticos
Os conteúdos dos livros didáticos
serão gradativamente disponibilizados em dispositivos tecnológicos fixos e
móveis, permitindo seu acesso na escola e em casa, sob a orientação e moderação
do professor, agindo como um curador de conteúdos.
Tem mais alguma coisa que possa
ser acrescentada?
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Postado por Michel Assali
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