(Continuação da Parte I)
Olá, gente...
A sociedade superou a fase da subsistência e começa a exigir novas
habilidades, incluindo-se nessas exigências as habilidades sócio-emocionais, com
impactos sensíveis nas relações e redes sociais.
A escola tem um grande poder em contribuir com a modificação dos
comportamentos sócio emocionais, razão pela qual é um ambiente propício e
privilegiado para esse desafio.
Trabalhar e desenvolver as competências emocionais não é tarefa tão
simples ao professor.
Um investimento na formação docente se faz necessária na elaboração de
um novo currículo dos cursos de graduação para o magistério e, principalmente,
na formação e treinamento em serviço para os docentes que já atuam
profissionalmente. E os investimentos não serão poucos.
Os desafios para que as competências emocionais sejam viabilizadas são
enormes, pois é preciso considerar que:
- Identificar conhecimentos e competências de maior relevância
- Inexistência um arcabouço de dados sobre essas competências;
- É preciso elaborar e estabelecer uma taxonomia sobre esse conteúdo;
- A necessidade de formular critérios e conceitos de mensuração das
habilidades e competências;
- Contribuir a redesenhar a política educacional.
A escola tem as condições para iniciativas um trabalho nesse
alinhamento, sem esperar que medidas centralizadas possam demandar obrigatoriedades
para o trabalho. Porém, para isso se faz necessário que o grupo escola esteja sensibilizado
para essa questão e elabore um pequeno projeto para melhor organizar o
trabalho.
A Olimpíada 2016 em muito contribuirá para o desenvolvimento dos conteúdos
emocionais. A preparação dos atletas é um excelente exemplo
para motivar e desenvolver nos alunos esses conteúdos, que requerem não apenas
preparação física. Inclui-se aí, a organização das Olimpíadas, notadamente os
espetáculos da abertura e encerramento do evento.
Como sugestões é possível pensar
em temas que sugerimos abaixo ou
elaborar e adequar novos temas:
Quanto aos relacionamentos:
- Empatia – amabilidade –
gentileza;
- Respeito
-Confiança
- Modéstia – gratidão
Quanto à resiliência emocional:
- Tolerância ao estresse
- Autoconfiança
- Tolerância à frustração
Quanto à autogestão (longo prazo):
- Determinação
- Organização
- Foco
- Persistência
- Responsabilidade
Quanto à abertura ao novo (longo
prazo):
- Curiosidade
- Imaginação criativa
- Interesse artístico
- inovação e criatividade
Não é necessário que a escolha trabalhe todas essas habilidades de uma
só vez. É muito importante conhecer os
interesses das crianças e selecionar as habilidades de maior relevância para
aquele grupo ou escola.
Pense sobre isso, compartilhe e encaminhe sugestões e comentários.
Postado por Michel Assali
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