EDUCADORES

09 maio, 2016

O uso de infográficos na aprendizagem

Olá, gente...


Estudos sobre a aprendizagem indicam que a nova geração de alunos tende a desenvolver habilidades cada vez mais visuais, onde a imagem ou representação passa boa parte da informação.


Nessa perspectiva, um dos recursos a ser explorado pelo professor visando aprimorar o processo de aprendizagem, está na utilização da infografia ou dos infográficos, envolvendo na sua construção o protagonismo dos alunos.

Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.


No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência.

Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica.


Para a aprendizagem, o professor pode incentivar os alunos à produção e apresentação de atividades envolvendo infográficos, criar exposições ou divulgar pelos meios midiáticos da web.
Experimente!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

Deixe seus comentários sobre o assunto.

Postado por Michel Assali



Um comentário:

  1. Olá, atuo como professora universitária ministrando conteúdo relacionados a área da Saúde Coletiva, tanto na graduação quanto na pós graduação. Venho utilizando a criação de infográficos como recurso para fixação de conteúdos, além de despertar a criatividade e o desenvolvimento de competências informacionais. O resultado tem sido muito positivo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...