EDUCADORES

02 maio, 2016

Uma dúzia de erros no emprego das tecnologias na aprendizagem.


Olá gente...

A tecnologia bate à porta da escola há algum tempo. As reações frente ao seu acesso e uso  variam conforme a cultura de cada unidade escolar e das concepções que os educadores têm a respeito do tema.  

Algumas escancaram as portas e a recebem de qualquer jeito com o intuito de parecerem “modernas ou avançadas”, ou ainda, como um bom marketing para conquistar os pais e comunidade, sem saber que problemas vão solucionar com seu uso. 
Outras utilizam de cautelas e procuram organizar o acesso às tecnologias por meio de reorganização de modelos pedagógicos condizentes com as demandas educacionais para a contemporaneidade.
Existem aquelas que por fatores e justificativas internas e externas, políticas ou financeiras, impedem radicalmente a entrada de qualquer tecnologia que não respeite a questão legal, optando assim, por não investir nada nessa seara.

Porém, é impossível reverter o fenômeno dos impactos das tecnologias da informação e seus desdobramentos, sobre o processo de ensino e aprendizagem, notadamente, a sala de aula.
É preciso conhecer, discutir, analisar e elaborar projetos coletivos com envolvimento dos docentes, gestores escolares e pais.

Contribuindo com os desafios para a produção de inovações em educação, seguem abaixo alguns cuidados a serem observados na elaboração de novos projetos evitando-se possíveis erros na prática pedagógica.

Alertamos, portanto para uma dúzia de erros que você pode estar cometendo com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs):
1. Você está escolhendo a tecnologia.
Não se esqueça dos alunos. Eles provavelmente têm grandes contribuições no tema e muitos dominam mais o assunto mais que você.

2. Você está escolhendo a função.
É claro que cabe ao professor decidir pela metodologia, mas se os alunos não podem controlar a tecnologia, seu uso e nem a sua função, corre-se o risco de produzir um aprendizado passivo desde o início.

3. Você está determinando o processo.
O processo deve ser determinado pelo professor uma vez que a ação educativa é diretiva. Porém, não pode haver exageros inibindo a participação dos alunos.

4. A tecnologia é uma distração.
Se a tecnologia faz mais sucesso que seu projeto e processo de ensino, então é preciso repensar a metodologia e usar tudo ao seu favor.

5. A tecnologia não é necessária.
A literatura tem comprovado a importância da tecnologia como grande facilitadora da aprendizagem.

6. O processo é muito complexo.
Procure organizá-lo da forma mais simples. Busque parcerias e trabalhe coletivamente.

7. Os alunos têm acesso a muita tecnologia e, por conseguinte, muita distração.
Elabore projetos coletivos que possam minimizar essas atitudes, trabalhando com projetos, desafios ou situações-problema.

8. Você decide tudo. É o juiz, júri, executor, etc.
Facilite o processo e deixe o caminho livre à criatividade dos alunos. Incentive ao interesse e o desafio da descoberta, já que a tecnologia é atrativa aos alunos.

9. Você é uma ilha tecnológica.
Tecnologia conecta todos a tudo. Use as redes sociais e aplicativos para tirar vantagens pedagógicas.

10. Você está limitando ao conteúdo programático.
Dê aos alunos a oportunidade da busca e da pesquisa de forma organizada e aberta, e que possam participar como coautores na produção de conhecimentos.

11. A transição entre a tecnologia e não tecnologia é complicada. Ou usa tudo ou, nada.
Não é preciso esperar as mudanças gerais para mudar a metodologia de trabalho. Estamos em fase de transição e momento de produzir novas metodologias de ensino com ou sem o uso de tecnologias.

12. Tecnologia está funcionando como um fim, não um meio.
Esse é um dos grandes equívocos a serem superados. É preciso ir além do marketing da “sala de informática” e concretizar as teorias com a participação efetiva da equipe docente e alunos.

Você tem mais alguma sugestão de “erro” a apontar?

Encaminhe para compartilhar e aproveite para deixar seus comentários.


Postado por Michel Assali

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