EDUCADORES

16 maio, 2016

Ideias para Aprendizagem Baseada em Projetos


Olá, gente...


Dentre as estratégias que viabilizam a aumento do nível de aprendizagem e a qualidade do ensino, destaco a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL do inglês), como um grande recurso aliado ao professor.

Os alunos, de modo geral, gostam de desafios e de problemas o que faz com que esse recurso seja aproveitado na sala de aula, pois pode envolver a maioria senão todos os alunos da classe, facilitando o trabalho docente com excelentes resultados de aprendizagem.

Compartilho com vocês uma lista de ideias que podem ser trabalhadas na sala de aula independentemente do tipo de escola ou aluno.

Convém observar que esta lista jamais será definitiva. Pode ser constantemente melhorada e atualizada com novas ideias, ferramentas e recursos. É importante ressaltar que as sugestões da lista não estão separadas em "áreas de conteúdo".

Isso significa que as ideias poderão ser utilizadas e adequadas aos temas da programação do material didático e utilizadas em diversos projetos de estudos, dependendo apenas da decisão e do planejamento do professor.

Encaminho algumas ideias neste post e o restante na próxima postagem. Caso tenha contribuições, encaminhe pelos comentários desse blog ou no quadro mural (na caixa verde ao lado).

As ideias:

1. Ideia: Criar uma árvore de família interativa de comunicação online com de familiares vivos. (youtube, skype, hangout, whatsapp, etc.)

2.  Ideia:  Elaborar um inventário de aplicativos escolares mais atraentes do mundo, especificando e justificando suas características para a aprendizagem.

3. Ideia: Criar uma biblioteca moderna usando um formato de problema-solução, e anotar suas características críticas (formato de glossário).

4. Ideia:  Resolver o problema de notícias negativas colhidas em sites jornalísticos relevantes e confiáveis.

5. Ideia:  Tendo como base a história de grandes civilizações do mundo, projetar a civilização perfeita. Identificar, características, problemas, recursos e hábitos, etc.

6. Ideia:  Localizar na região empresas que atuam com projetos de sustentabilidade ambiental (por exemplo, reduzir o desperdício) e criar propostas que possam contribuir com o mesmo propósito.

7. Ideia:  Identificar, analisar e visualizar temas recorrentes na história da humanidade, e buscar contextualização para esses temas na sociedade moderna.

8.  Ideia:  Elaborar argumentos convincentes e necessários para construir uma independência pessoal (intelectual, financeira, profissional, lazer, etc.)

9. Ideia:  Elaborar pesquisa e solução de problemas sociais relacionados com a questão dos idosos.

10. Ideia:  Analisar e avaliar as causas e efeitos do crescimento da população humana e expressá-los artisticamente.

11. Ideia:  Organizar um debate sobre a relação entre tecnologia e humanidade a partir de uma perspectiva histórica, comparando momentos ou épocas diferentes.

12. Ideia:  Medir o impacto sociológico das mídias sociais nas comunidades locais (usando parâmetros ou critérios previamente selecionados)

13. Ideia:  Criar um sistema de alerta para impedir a propagação da doença contagiosa ou problemas com enchentes e deslizamentos de terra.

14. Ideia:  Representar artisticamente a história mundial ou nacional dos direitos humanos.

15. Ideia:  Planejar uma colônia no planeta Marte utilizando dados atuais da paisagem marciana, da sua atmosfera, gravidade, etc.

16. Ideia... na próxima postagem.

Tem outras ideias? Compartilhe para que sejam divulgadas.
Tem comentários? Encaminhe!


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...