EDUCADORES

05 fevereiro, 2015

Professores de Sucesso II


Olá, gente...

Segue a lista de itens da segunda postagem de “Professores de Sucesso”. São novos itens que complementam os 11 primeiros, encaminhados em publicação anterior.
Algumas novas e interessantes sugestões encaminhadas foram adaptadas ao texto que segue.

Acompanhe.

11.(postagem anterior)....

12. professores bem-sucedidos se comunicam com os pais
A colaboração entre pais e professores é fundamental para o sucesso acadêmico do aluno. Criar um caminho aberto de comunicação com os pais possibilita minimizar preocupações e reduzir a carga de responsabilidade na atividade educacional. Quando professores e os pais se unem no processo respeitando suas devidas atribuições, as probabilidades do sucesso educacional aumentam consideravelmente.

13. professores bem sucedidos apreciam o seu trabalho
Sabemos que ser professor em nosso país não é nada fácil. Porém, é preciso que o professor goste muito do que faz. É fácil identificar um professor que amam o seu trabalho. Eles parecem sempre emanar uma energia contagiante. Qualquer que seja o tema, o conteúdo ganha vida ao ser trabalhado. E a gente encontra professores assim, em qualquer tipo de escola, seja pública ou particular, nas periferias ou regiões centrais da cidade. Vale sempre a  motivação docente. 

14. professores bem-sucedidos procuram se adaptar às necessidades dos alunos
As salas de aula são como organismos dinâmicos em constante evolução. Dependendo do dia, das presenças, da chuva, do frio, etc., o professor precisa ser inteligentemente flexível para adequar seu planejamento às novas situações. Isso implica também em adequações de metodologias e programas de avaliação. Para superar conflitos produzidos pelas mudanças, os relacionamentos interpessoais devem ser aperfeiçoados junto aos alunos e família. 
15. professores bem sucedidos acolhem as mudanças na sala de aula
Isso se relaciona com a ponta de cima, mas de uma maneira um pouco diferente. Você sempre foi tão entediado com sua casa ou seu quarto, apenas para reorganizá-lo e tê-lo sentir como uma nova sala? Mudança inflama o cérebro com emoção e aventura. Mude sua sala de aula para manter os seus alunos em seus dedos. Mudanças simples, como a reorganização de mesas e rotinas pode insuflar nova vida no meio de um longo ano.

16. professores bem sucedidos precisam reservar tempo para explorar novas ferramentas
Com o avanço da tecnologia, há novos recursos e ferramentas frescas que podem adicionar grande funcionalidade para sua sala de aula e currículo. Não há dúvida de que seus alunos provavelmente já utilizam tecnologias que você ainda não conhece direito.  Não tenha medo de conhecer e aprender usar a tecnologia na sala de aula, considerando que estas podem potencializar a aprendizagem e gerar mais conhecimentos.
17. professores bem sucedidos mantém o bom humor na sala de aula
Não leve tudo a tão sério. A aula, além de tudo, precisa também ser divertida. É preciso trabalhar e manter o bom humor. Ao vivenciar sua humanidade e reconhecer suas virtudes e dificuldades, o aluno tem maiores possibilidades de construir uma base de confiança e respeito. Diversão e educação não são mutuamente excludentes. Usar o humor pode fazer até mesmo o tema mais difícil ser mais interessante.

18. professores bem sucedidos nunca param de aprender
Bons professores encontrar tempo na sua agenda para aprender. Não se limitam a reforçar apenas um conhecimento específico da área ou disciplina. Ao ser aluno de um determinado curso, o professor vivencia e se atualiza os conhecimentos de seu trabalho. Isto lhe dá uma perspectiva sobre o processo de aprendizagem que muitas vezes podem ser esquecidas ao cair numa rotina.
19. professores bem sucedidos pensam fora da caixa
Às vezes, o maior obstáculo para o crescimento somos nós mesmos. É muito comum a todos os profissionais construir uma caixa contendo os princípios, conceitos, métodos, etc. Porém, considerando a evolução da sociedade, a inovação em educação se viabiliza quando buscamos novidades e tendências que estão fora de nossa caixa.  Os bons professores sabem quando é hora de sair da caixa sem medo de enfrentar o novo.

20. professores bem-sucedidos dominam o seu assunto
Bons professores precisam saber seu ofício.  Além das metodologias da arte de ensinar, o professor precisa dominar sua a temática de sua área de atuação. Aprender, aprender, e nunca parar de aprender. Educadores bem sucedidos são sempre curiosos e buscam aprender sempre.

Então, gente... A lista pode continuar.
Se você tem alguma contribuição, encaminhe.
Aguardo seus comentários!


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...