EDUCADORES

09 fevereiro, 2015

Você sabe o que são MOOCS?




Olá, gente...

Você sabe o que são MOOCs?

São cursos livres elaborados por universidades importantes com o objetivo de democratizar e potencializar o conhecimento. Eles são gratuitos e podem ser acompanhados por qualquer pessoa interessada.

Os Moocs (sigla, em inglês, para Curso On-line Aberto e Massivo) são a nova moda em ensino a distância. Elaborados por algumas das universidades mais importantes do mundo, eles são variados: há cursos sobre política, gestão de projetos e até história do rock!
E o melhor: as aulas podem ser vistas no horário que você preferir, sem pagar nada. "Qualquer um que tenha internet pode fazer esses cursos", fala Carlos Souza, fundador do Veduca, portal brasileiro que reúne vários Moocs.

Além das aulas, há fóruns com outros alunos, materiais didáticos on-line e até contato com professores para tirar dúvidas. Se você está a fim de aumentar seus conhecimentos, se atualizar e, de quebra, turbinar seu currículo, é a sua chance!
Veja alguns cursos que você pode fazer.

A Psicologia da Felicidade
Tem duração de duas horas, divididas em sete aulas. Entre os tópicos abordados estão ciência da felicidade, psicologia positiva e origens do prazer. O curso traz aulas de diferentes professores, todas em inglês, mas com legendas em português. Em abr.ai/psicologia.

Língua Portuguesa
Tem duração de um mês. Neste curso, você aprende sobre crase, verbos, pronomes, concordância e pontuação. A melhor parte é que ele oferece certificados de graça. Há datas específicas para começar o curso. Veja em abr.ai/portugues.

Ciência Política: Qualidade da Democracia
Tem duração de 12 horas, divididas em 18 aulas. Os professores fazem uma análise sobre a situação política do Brasil, suas instituições democráticas e seus sistemas políticos. Para assistir, acesse abr.ai/politica.

Alterações Climáticas
Tem duração de oito semanas. Entre os tópicos das aulas (de 5 minutos cada) estão economia, desenvolvimento sustentável e políticas para mudanças climáticas. Conta com textos e exercícios complementares. Acompanhe em abr.ai/clima.

Gestão de Projetos
O curso da Universidade de São Paulo (USP) tem duração de 11 aulas, de 15 minutos cada, e apresenta conceitos básicos de gestão de projetos, planejamento e gestão de tempo. Há questões entre as aulas para você avaliar seus conhecimentos. Vá em abr.ai/projeto.

Outros:
Boa opção para aprender outras línguas

Traz cursos de faculdades ibero-americanas, como Universidade Politécnica de Madrid. A página tem versão em português.

Instituições famosas, como Harvard e MIT que oferecem Moocs. Os temas dos cursos vão de comida a indústria da música. A maioria está em inglês.

Tem cursos de universidades europeias, em línguas como espanhol e francês. Alguns ficam disponíveis mesmo após a data de conclusão.

Oferece cursos de várias faculdades ao redor do mundo. Há aulas de temas variados, como História do Rock, da Universidade de Rochester (EUA). Já existem cursos traduzidos em português pela Fundação Lemann

Você conhece outras sugestões de Moocs? Compartilhe.
Encaminhe seus comentários!

Postado por Michel Assali




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...