EDUCADORES

01 fevereiro, 2015

Professores de sucesso I


Olá, gente...

Existem instituições que prestigiam a avaliação do sucesso do professor como “Professor Nota 10”, “Professor do Ano”, etc. Independentemente dos critérios utilizados por essas instituições, é evidente que os professores contemplados são realmente um sucesso.
Sabemos também que a quantidade de professores eficazes e bem sucedidos é enorme tanto nas redes públicas quanto nas particulares, revelando que há ainda muita qualidade na docência, que passa muitas vezes imperceptível aos gestores e administradores. É mensurada apenas pelos alunos.

Se perguntado para o aluno o que mais chamou sua atenção na escola, provavelmente ele não citará um vídeo, um livro, mas o professor que o incentivou ou se preocupou com ele.
O professor bem sucedido jamais morrerá, pois viverá eternamente nas memórias e no coração de seus alunos.

O que é ser um professor bem sucedido?

Segue abaixo uma pequena lista de coisas que considero fundamentais para ser um professor bem sucedido, permitindo discussões interessantes a respeito da docência.
1. professores bem sucedidos têm objetivos claros
Tem um plano de trabalho, claro, definido e flexível. Sabe para onde vai, conhece os objetivos. Fazer um plano não sugere uma falta de criatividade em seu currículo, mas em vez disso, dá a criatividade a uma proposta bem intencionada do trabalho docente.

2. professores bem sucedidos têm um senso de propósito
As aulas não são magnas todos os dias. Temos uma rotina e às vezes podemos ser enfadonhos ou entediantes. Porém, é o propósito que nos anima e com ele animamos nossos alunos. É preciso sempre olhar para o horizonte, para enxergar a beleza do propósito.

 3. professores bem-sucedidos são capazes de viver sem retorno imediato
Dificilmente teremos 100% de resultados imediatos. Se não considerar este aspecto, corre-se o risco de deixar-se levar pela desilusão e desânimo.  Educação, aprendizagem e relacionamentos entre pessoas resultam de tempo e persistência. São resultados construídos com esforços individuais e coletivos. Calma!
4. professores bem sucedidos sabem quando e como ouvir os alunos
Um professor que nunca escuta seus alunos acabará por falhar. Um professor que sempre escuta seus alunos acabará por falhar. Não é tarefa simples para saber quando ouvir e se adaptar e quando dizer: ", Não! Essa forma não nos levará ao propósito, porque sou o professor e eu vejo o resultado da longo prazo."

5. Professores de sucesso têm uma atitude positiva
O professor precisa elevar sempre as expectativas de desempenho e manter atitudes positivas em relação à aprendizagem. Isso não significa enxergar sempre o “mundo cor-de-rosa”, mas reconhecer que a energia negativa é sempre rota para o fracasso. Bons professores têm um clima de otimismo, uma sensação de vitalidade e energia, e ver retrocessos momentâneos passados ​​para o objetivo final. Positividade gera criatividade.

6. Os bons professores esperam que os seus alunos sejam de sucesso
Os alunos precisam de alguém para acreditar neles. Eles precisam de uma pessoa mais sábia e mais velha para reconhecer e valorizar suas novas habilidades. Como subir numa escada, de degrau em degrau, valorizar avanços, considerar tentativas, erros e corrigir falhas para que possam atingir novos patamares com muito orgulho. Este conceito é semelhante para os pais também. 

7. professores bem sucedidos têm um senso de humor
Bom humor e sagacidade não podem faltar ao professor bem sucedido. Essa habilidade reduz o estresse e frustração, e dá às pessoas a oportunidade de olhar para as suas circunstâncias sob outro ponto de vista. Contribui na solução de problemas e deixa a vida mais bela. Treine e tente isso.
 8. professores bem sucedidos usam elogios reais
Os alunos precisam de incentivo, sim, mas o incentivo real. Não é recomendável elogiar um trabalho ou atividade quando sabe que atingiu apenas 50% do que eles são capazes. Você não quer criar um ambiente onde não há elogio ou reconhecimento; você quer criar um onde o elogio que você fez é valioso por utilizá-lo com critérios de sucesso.
9. professores bem sucedidos sabem correr riscos
Há um ditado sábio que diz: "Aqueles que vão um pouco mais longe são os únicos que sabem o quão longe se pode ir." Assumir riscos é uma parte da fórmula de sucesso. Seus alunos precisam ver você tentar coisas novas na sala de aula e eles vão assistir de perto como você lida com riscos, fracassos e tomadas de decisão. Isto ensina tanto ou mais que os conteúdos acadêmicos.

10. professores bem-sucedidos são coerentes e consistentes
A coerência não deve ser confundida com "preso". Coerência significa que você faz o que você diz que vai fazer.  Você não alterar as suas regras com base no seu estado de espírito, e seus alunos podem contar com você quando estiverem precisando. Os professores que estão presos em seus métodos ultrapassados ​​pode se gabar de consistência, quando na verdade é teimosia e medo da inovação.

11. professores bem-sucedidos são reflexivo
Evitar o engessamento de ideias e metodologias, o professor de sucesso precisa criar espaços e tempos para nutrir-se espiritualmente. Leituras, atualizações profissionais, participação em eventos congressos, seminários, etc., permitem a autoavaliação de seu trabalho. Propicia momentos de reflexões sobre suas ações e a compreensão das conexões com seu próprio tempo e tempo dos alunos, à luz das teorias e tendências educacionais. A reflexão é necessária para descobrir os pontos fracos que podem ser fortalecidos com um pouco de determinação e compreensão.

Essa lista não termina aqui. Continua numa próxima postagem.
Esperamos sua contribuição para que possamos ampliá-la.
Participe! Encaminhe seus comentários.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...