EDUCADORES

25 julho, 2014

Aprendizagem personalizada I


Olá, gente...

Cada vez mais o termo “personalização da aprendizagem” ocupa espaços para discussões em educação apontando as novas tendências e conceitos para a pedagogia da aprendizagem.
A aprendizagem personalizada vem sendo considerada por muitos autores como uma grande e possível solução para a transformação da educação, uma vez que atende diretamente o aluno  na etapa da aprendizagem em que se encontra para, em seguida, ajudá-los a crescer em seus pontos fortes e desenvolver suas potencialidades. 
É descobrir os reais interesses de cada aluno desafiando-os visando o desenvolvimento de habilidades e competência individuais e coletivas.

Para melhor compreender superficialmente o conceito de “aprendizagem personalizada” convém compará-lo com outros conceitos relacionados com o tema:

Aprendizagem individualizada envolve a avaliação de aprendizagem. Espaço onde a avaliação somativa é baseada em uma sequência de provas e testes para confirmar o que os alunos sabem e não sabem. Todo o processo é centrado no professor.

Aprendizagem diferenciada envolve a avaliação da aprendizagem e do ensino. Esta é a avaliação que envolve provas e testes que permitem aos professores a análise das dificuldades e de intervenções para promover a aprendizagem. O processo ainda é centrado no professor.

Personalização da aprendizagem envolve a avaliação como processo de aprendizagem, para  aperfeiçoar a própria aprendizagem, ou seja o aprender a aprender. Este é o momento em que os professores desenvolvem a capacidade dos alunos para se tornarem sujeitos aprendizes, independentes que estabelecem suas metas, monitoram seus progressos e refletem sobre a aprendizagem. As avaliações são baseadas em momentos sistemáticos de análise do próprio aluno, considerando ser a aprendizagem e avaliação centradas no mesmo.

Nesse sentido as novas tecnologias tornam-se também, ferramentas que favorecem o aperfeiçoamento da mediação no trabalho docente.

Porém diante de tantos artigos e matérias sobre o tema, e principalmente quanto à conceituação dada à aprendizagem personalizada, algumas indagações são imprescindíveis para o contexto brasileiro:

- Como é possível desenvolver esse trabalho sabendo-se que um professor do ensino fundamental ou médio pode ter até 200 alunos?
- Como podemos viabilizar esse trabalho, dentro da diversidade sócio-econômica dos alunos da escola pública?

Você outras indagações?

Continuaremos a pesquisa sobre esse assunto e postaremos novos artigos sobre o tema.

Se você tiver alguma contribuição, encaminhe.


Postado por Michel Assali

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