Olá, gente...
Cada vez mais o termo “personalização da aprendizagem” ocupa
espaços para discussões em educação apontando as novas tendências e conceitos para
a pedagogia da aprendizagem.
A aprendizagem personalizada vem sendo considerada por
muitos autores como uma grande e possível solução para a transformação da
educação, uma vez que atende diretamente o aluno na etapa da aprendizagem em que se encontra para,
em seguida, ajudá-los a crescer em seus pontos fortes e desenvolver suas
potencialidades.
É descobrir os reais interesses de cada aluno desafiando-os
visando o desenvolvimento de habilidades e competência individuais e coletivas.
Para melhor compreender superficialmente o conceito de “aprendizagem
personalizada” convém compará-lo com outros conceitos relacionados com o tema:
Aprendizagem individualizada envolve a avaliação de
aprendizagem. Espaço onde a avaliação somativa é baseada em uma sequência
de provas e testes para confirmar o que os alunos sabem e não sabem. Todo o
processo é centrado no professor.
Aprendizagem diferenciada envolve a avaliação da aprendizagem
e do ensino. Esta é a avaliação que envolve provas e testes que permitem
aos professores a análise das dificuldades e de intervenções para promover a
aprendizagem. O processo ainda é centrado no professor.
Personalização da aprendizagem envolve a avaliação como processo
de aprendizagem, para aperfeiçoar a
própria aprendizagem, ou seja o aprender a aprender. Este é o momento em que os
professores desenvolvem a capacidade dos alunos para se tornarem sujeitos
aprendizes, independentes que estabelecem suas metas, monitoram seus progressos
e refletem sobre a aprendizagem. As avaliações são baseadas em momentos sistemáticos
de análise do próprio aluno, considerando ser a aprendizagem e avaliação centradas
no mesmo.
Nesse sentido as novas tecnologias tornam-se também,
ferramentas que favorecem o aperfeiçoamento da mediação no trabalho docente.
Porém diante de tantos artigos e matérias sobre o tema, e
principalmente quanto à conceituação dada à aprendizagem personalizada, algumas
indagações são imprescindíveis para o contexto brasileiro:
- Como é possível desenvolver esse trabalho sabendo-se que
um professor do ensino fundamental ou médio pode ter até 200 alunos?
- Como podemos viabilizar esse trabalho, dentro da
diversidade sócio-econômica dos alunos da escola pública?
Você outras indagações?
Continuaremos a pesquisa sobre esse assunto e postaremos
novos artigos sobre o tema.
Se você tiver alguma contribuição, encaminhe.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.