EDUCADORES

09 junho, 2014

Maus hábitos de ensino


Olá, gente...

Errar é humano!
Todos os profissionais erram. Logo, professores também erram.

Porém, muitos dos erros podem e devem ser corrigidos ao longo da vida e, principalmente, da vida profissional. Com um esforço consciente, todos os educadores podem seus erros em virtudes e em hábitos de prática e de pensamentos inovadores.

Parece mais fácil para dar uma palestra que uma aula. Parece simples pedir respostas à indagações por  alunos voluntários, ou ainda esperar que algum interessado levante a mão para um questionamento sobre o assunto.
Mas como essas situações são cada vez mais raras na sala de aula, principalmente em ambientes frequentados por adolescentes e jovens, convém repensar os erros pedagógicos mais comuns praticados pelos educadores.

Todos nós cometemos erros saudáveis, cada período de aula de cada dia. O objetivo é reconhecer a diferença entre esses erros e os erros que podem se tornar problemas maiores se não forem monitorados. Alguns dos seguintes erros você pode ser culpado, outros, você já pode ter eliminado, e alguns deles você pode ainda não ter encontrado.
Independentemente do seu  “relacionamento” com esses erros, faz-se necessário refletir sobre o assunto visando a superação dos maus hábitos de ensino e a melhoria profissional

Alguns erros que podemos e devemos superar:

Não aprender com colegas.
Não trabalhamos sozinhos. Observar profissionais experientes é fundamental para aperfeiçoar nossa experiência. Preste atenção aos colegas e aprenda o melhor com eles e compare suas aulas consigo mesmo, analisando os aspectos positivos e negativos.

Concepção de que uma lição ensinada é uma lição aprendida.
Já não cabe mais a velha frase “Eu, ensinei. Se o aluno aprendeu não sei. Mas, eu ensinei.”
Todos nós sabemos que há uma diferença entre fazer uma apresentação e realmente ensinando. Mas como é que vamos conseguir mais do último? 

Deixar de diversificar seu ensino.
Diversificar o ensino é uma forma de adicionar tempero nas aulas. Já foi comprovado que além de melhorar a aprendizagem e ser muito útil à memória, promove o envolvimento natural dos alunos no processo. 
Diversificar seu ensino significa diversificação da aprendizagem dos seus alunos.

Ensinar sem empatia.
Não se trata aqui, somente da empatia emocional. Mas, da capacidade de se colocar no lugar do aluno e procurar entender dos comportamentos possíveis de como receberão aquele tema.  Praticar essa reflexão contribui para aperfeiçoar o planejamento das aulas.

Envolvendo somente voluntários para responder aos questionamentos.
Quando você fizer isso, mais frequentemente do que não, alguns alunos vão sequer se preocuparam em pensar sobre a questão, uma vez que eles sabem que eventualmente alguém vai dar a resposta. É fundamental que sejam pensadas estratégias que envolvam todos os alunos. Observe como alguns colegas fazem.

Avaliando raramente.
Avaliação raras ou distantes uma da outra impedem a auto avaliação do aluno, desestimulando as possibilidades da superação das dificuldades. Instrumentos longos e cansativos provocam pressão e negligência nas respostas. Períodos menores entre avaliações e instrumentos mais precisos, facilitam o acompanhamento e o plano de intervenções adequado.

 Deixar de estabelecer relevância do conteúdo.
É fundamental realizar o “marketing” do tema a ser trabalhado, colocando-o num patamar de grande relevância para o desenvolvimento do aluno. É preciso relacionar habilidade e competências que o envolvimento com o tema pode realizar.  Também, organizar uma aula magna capaz de mobilizar os alunos de forma arrebatadora. Discuta com colegas e troque modelos e atividades.

Ajustar seu plano às baixas expectativas dos alunos.

Desenvolver conscientemente expectativas elevadas aos nossos alunos. Procurar um tratamento igualitário à todos, deixando bem claro que as altas expectativas têm o objetivo de melhoria da qualidade do ensino. Aí, entra o grande desafio de envolver os alunos difíceis e preguiçosos.  Mantenha suas expectativas altas, mas ajustar a sua abordagem em conformidade.

Você pode indicar outros erros a serem superados?
Encaminhe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...