Olá, gente...
Errar é
humano!
Todos os
profissionais erram. Logo, professores também erram.
Porém, muitos
dos erros podem e devem ser corrigidos ao longo da vida e, principalmente, da
vida profissional. Com um esforço consciente, todos os educadores podem seus
erros em virtudes e em hábitos de prática e de pensamentos inovadores.
Parece mais
fácil para dar uma palestra que uma aula. Parece simples pedir respostas à
indagações por alunos voluntários, ou
ainda esperar que algum interessado levante a mão para um questionamento sobre
o assunto.
Mas como
essas situações são cada vez mais raras na sala de aula, principalmente em
ambientes frequentados por adolescentes e jovens, convém repensar os erros
pedagógicos mais comuns praticados pelos educadores.
Todos nós cometemos erros saudáveis, cada
período de aula de cada dia. O objetivo é reconhecer a diferença entre esses
erros e os erros que podem se tornar problemas maiores se não forem
monitorados. Alguns dos seguintes erros você pode ser culpado, outros, você
já pode ter eliminado, e alguns deles você pode ainda não ter encontrado.
Independentemente
do seu “relacionamento” com esses erros,
faz-se necessário refletir sobre o assunto visando a superação dos maus hábitos
de ensino e a melhoria profissional
Alguns erros
que podemos e devemos superar:
Não aprender com colegas.
Não
trabalhamos sozinhos. Observar profissionais experientes é fundamental para
aperfeiçoar nossa experiência. Preste atenção aos colegas e aprenda o melhor
com eles e compare suas aulas consigo mesmo, analisando os aspectos positivos e
negativos.
Concepção de que uma lição ensinada é
uma lição aprendida.
Já não cabe
mais a velha frase “Eu, ensinei. Se o aluno aprendeu não sei. Mas, eu ensinei.”
Todos nós
sabemos que há uma diferença entre fazer uma apresentação e realmente
ensinando. Mas como é que vamos conseguir mais do último?
Deixar de diversificar seu ensino.
Diversificar
o ensino é uma forma de adicionar tempero nas aulas. Já foi comprovado que além
de melhorar a aprendizagem e ser muito útil à memória, promove o envolvimento
natural dos alunos no processo.
Diversificar
seu ensino significa diversificação da aprendizagem dos seus alunos.
Ensinar sem empatia.
Não se trata
aqui, somente da empatia emocional. Mas, da capacidade de se colocar no lugar
do aluno e procurar entender dos comportamentos possíveis de como receberão
aquele tema. Praticar essa reflexão contribui para aperfeiçoar o
planejamento das aulas.
Envolvendo somente voluntários para
responder aos questionamentos.
Quando você
fizer isso, mais frequentemente do que não, alguns alunos vão sequer se
preocuparam em pensar sobre a questão, uma vez que eles sabem que eventualmente
alguém vai dar a resposta. É fundamental que sejam pensadas estratégias
que envolvam todos os alunos. Observe como alguns colegas fazem.
Avaliando raramente.
Avaliação raras
ou distantes uma da outra impedem a auto avaliação do aluno, desestimulando as
possibilidades da superação das dificuldades. Instrumentos longos e cansativos
provocam pressão e negligência nas respostas. Períodos menores entre avaliações
e instrumentos mais precisos, facilitam o acompanhamento e o plano de
intervenções adequado.
Deixar de estabelecer relevância do conteúdo.
É fundamental
realizar o “marketing” do tema a ser trabalhado, colocando-o num patamar de
grande relevância para o desenvolvimento do aluno. É preciso relacionar habilidade
e competências que o envolvimento com o tema pode realizar. Também, organizar uma aula magna capaz de
mobilizar os alunos de forma arrebatadora. Discuta com colegas e troque modelos
e atividades.
Ajustar seu plano às baixas
expectativas dos alunos.
Desenvolver
conscientemente expectativas elevadas aos nossos alunos. Procurar um tratamento
igualitário à todos, deixando bem claro que as altas expectativas têm o
objetivo de melhoria da qualidade do ensino. Aí, entra o grande desafio de
envolver os alunos difíceis e preguiçosos. Mantenha suas expectativas altas,
mas ajustar a sua abordagem em conformidade.
Você pode indicar outros erros a serem superados?
Encaminhe seus comentários.
Postado por Michel Assali
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