Olá, gente...
Este post foi intitulado como PARE de forma deliberada considerando
alguns aspectos da cultura escolar contemporânea.
Não existe nenhuma intenção de crítica aos sistemas e modelos de
ensino, mas apenas o ensejo de provocar reflexões sobre a rotina escolar, que
possam resultar em ações de melhoria e inovação.
Então, vamos parar com algumas coisas:
- Pare de modelar a localização do aluno na sala. Permita que cada
aluno seja responsável pela sua aprendizagem.
- Pare de impedir que os alunos possam usar smartfones. O problema não
está na tecnologia, mas, no modelo de ensino e aprendizagem.
- Pare de racionalizar tanto o processo educacional, utilizando
gráficos estatísticos para explicar e justificar problemas. O processo é mais
humano que técnico.
- Pare para rever os momentos chatos e inaproveitáveis da aula. É
possível transformá-los em momentos ricos de aperfeiçoamento profissional e
melhorar a qualidade da aprendizagem.
- Pare de tratar os melhores professores, como meros cumpridores da
obrigação. Incentive, elogie e aprenda com eles.
- Pare de responsabilizar somente você pelo insucesso da aprendizagem.
Além de outros fatores, mostre a cada aluno que também é responsável por seu
sucesso.
- Pare com as aulas improdutivas e monológicas. Procures desenvolver
aprendizagens significativas e evolventes que despertem interesse e
curiosidade.
- Pare de realizar provas apenas para classificar, mas que sejam indicadoras
de intervenções necessárias visando superação de dificuldades e aumento da
qualidade de ensino.
- Pare de simplificar o ensino e a aprendizagem e procure elevar as
expectativas e os níveis de compreensão e melhoria.
- Pare com aulas chatas e tristes. Promova a alegria, a curiosidade e a
capacidade de fazer a pergunta certa no momento certo.
- Pare de considerar que pais e comunidades nada têm a contribuir na vida
escolar. Convide-os a desenvolver temas e palestras considerando seus talentos
individuais e conhecimentos profissionais.
- Pare de demonizar as mídias sociais e use-as a seu favor. Vídeos, podcasts,
imagens, textos, etc, se tratados de forma pedagógica podem se transformar em
poderosos recursos pedagógicos de aprendizagem.
- Pare de considerar apenas os professores como únicos responsáveis pelos
problemas de aprendizagem. Faça um exercício de observação de sistemas, mas não
espere o sistema ideal para começar a trabalhar bem.
- Pare de reclamar tanto dos gestores e administradores. Faça muito bem
sua parte exija com justificativas relevantes as necessidades para um trabalho
de qualidade.
- Pare de tratar a educação como apenas um serviço. Considere os
objetivos da educação como possibilidades de auto-conhecimento permitindo sua
visão de mundo.
Portanto, pare com isso!
Se você tem mais contribuições, encaminhe por favor.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.