Olá,...
Encaminho abaixo, uma sugestão de rubrica para avaliar atividades
realizadas pelos alunos, tanto no formato individual e melhor ainda, para
trabalhos coletivos.
A rubrica tem origem na webquest (atividade online) e nada mais é que
quadro com um conjunto de critérios para habilidades e competências previamente
discutidos e apresentados aos alunos.
Tais aspectos são organizados pelo professor ou professores das áreas
envolvidas na atividade envolvendo até sugestões dos alunos, conforme os
objetivos do conteúdo, disciplina ou níveis de ensino.
A rubrica pode ser utilizada com alunos de todas as idades e se
constitui num excelente instrumento para mensurar habilidades e competências
(saber, fazer, conviver, atitudes, valores), exigindo para tanto que sejam:
- identificadas as habilidades e competências a avaliar;
- considerados os aspectos relevantes da atividade;
- claramente explícitos os critérios de referência para cada nível
escolhido.
Observe a sugestão de modelo abaixo.
SUGESTÃO
DE RUBRICA
ESCOLA / COLÉGIO
.............................................................................................................(logo)..............
Profº ................................................................... Disciplina / Área
.......................................
Projeto / Atividade: .......................................................................................
Nota: ...........................
Pergunta(s) de condução
|
Descrever a(s) questão(ões) mobilizadora(s) e
norteadora(s) da pesquisa, do problema ou do tema a ser tratado.
|
Descrição da atividade
|
Descrever o que e o como os alunos irão realizar a
atividade.
|
Formato da apresentação
|
Detalhar a apresentação, introdução, conteúdo base,
conclusão, bibliografia, etc.
|
Cuidados e posturas
|
Forma de apresentar, vocabulário, roupas, tecnologias,
tempo, etc.
|
Critérios: tratados com os colegas professores
e sê possível, com os alunos.
Conteúdo
|
Insatisfatório
|
Proficiente
|
Avançado
|
Descritores / critérios
|
● O conteúdo não é explicado.
● Explicou o conteúdo, mas para fora do contexto.
● Explicou o conteúdo, mas de forma incorreta.
● Explicou o conteúdo, mas em uma maneira simplista e
superficial
● Descreveu sem análise.
● Explicou, mas apenas em uma limitada forma, roteirizado e
decorado.
|
● Explicou conteúdo contextualizando o conteúdo ou a
apresentação.
● Explicou o conteúdo em profundidade e em detalhes.
● Explicou o conteúdo de forma clara.
● Explicou de forma analítica.
● Fundamentou a explicação com dados e provas.
● Respondeu às perguntas de forma a demonstrar conhecimento e
confiança do conteúdo.
|
● Explicou o conteúdo completamente.
● Justificou totalmente sua explicação.
● Explicou de uma forma contextualizada e ampliou relacionando o
conteúdo com outras áreas de conhecimento.
● Respondeu às perguntas de uma forma a demonstrar flexibilidade,
novos contextos e aplicações do conteúdo.
|
Normas / regras
|
|
Descrever o conteúdo base a ser explorado, subsidiando
com bibliografia sugerida.
|
|
Pontuação
|
|
|
|
Existem rubricas de diversos modelos para as mais diversas situações de aprendizagem.
Pesquise sobre o tema e construa a sua.
Aproveite, também para compartilhar e enviar seus comentários.
Postado por Michel Assali
A rubrica é um instrumento que possibilita uma avaliação no processo, numa perspectiva colaborativa para a aprendizagens de competências em diversas áreas do conhecimento.
ResponderExcluir