Olá, gente...
Tenho
insistido em diversos momentos que todo professor ou pedagogo, deva sempre
experimentar produzir educação e não apenas consumir educação. Isso vale dizer
que é de extrema importância o contato, a pesquisa e o conhecimento de novas
concepções e tendências educacionais, de forma a garantir a atualização
profissional.
Porém, é
preciso sempre ter em mente que a experiência profissional não é construída
apenas pelo conteúdo teórico, mas também, pelas práticas cotidianas no
enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe. Neste aspecto, é fundamental
que se dedique um determinado tempo do trabalho em esforços para produzir educação,
ou seja, se envolver em elaborar projetos inovadores que produzam ações de
impactos na aprendizagem e resultados diretos na sala de aula.
É neste
sentido que a vivência concretiza os ideais de qualificar cada vez mais o papel
da educação, da escola e da docência.
Tendo por
base essa reflexão, encaminho abaixo, um “passo a passo” com sugestões e
cuidados na elaboração de melhores projetos educacionais.
Confira: 10 passos a considerar na elaboração de um
projeto.
1.
Regimento do colégio: É conveniente verificar sempre se o projeto elaborado está
de acordo com as normas regimentais do colégio considerando as formas de
atribuir notas, as disciplinas envolvidas e o período trimestral de vigência da
atividade e calendário escolar.
2.
Amigos críticos: Um feedback honesto, de mão dupla
e ajustes contínuos pode em muito ajudar a melhorar os projetos. Submeter o
projeto à apreciação de colegas da mesma área, ou até de alunos favorece a
integração, a interdisciplinaridade e a participação. Podem surgir excelentes
sugestões de encaminhamento, de conteúdo e de outros aspectos de melhoria e
sucesso do projeto.
3.
Evento de lançamento: Pensar e realizar o lançamento do projeto como um evento
educacional, se constitui como um ponto de convergência de idéias e promoção do
envolvimento dos alunos e professores. As expectativas se elevam e o papel
social da escola passa a ter um caráter mais efetivo, numa prévia de lançamento
de um projeto. É uma espécie de marketing do projeto.
4.
Lista de conceitos e saberes: É muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos
e saberes prévios que os alunos devem levar em conta para melhor participar do
projeto. Palavras-chave, slogans, frases, etc., conectadas em formato de
mapas conceituais facilitam o interesse, a pesquisa e a partilha.
5.
Rubrica: A rubrica é uma ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos
e pais dos critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o
projeto. A rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo
critérios claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno.
6.
Organização e responsabilidade do grupo: A responsabilidade individual é um componente fundamental para o
trabalho coletivo. É preciso que o grupo descreva as responsabilidades de cada
integrante, bem como suas funções. E se possível, registrados por escrito,
evidenciando a responsabilidade de cada um.
7.
Pesquisa e colaboração: Uma vez que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalhar juntos
para descobrir o que seu produto final vai ser e como eles irão adquirir o
conhecimento necessário para completá-lo. Professores
devem oferecer momentos de apoio, orientação e workshops, contribuindo nas
intervenções e correções de rumo e solução de problemas e tomadas de decisão.
8.
Avaliação e adaptação: Ao longo do processo, o acompanhamento do professor é fundamental
para atender expectativas e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando
ou direcionando o projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e
individual, bem como as intervenções necessárias.
9.
Apresentações: As apresentações se constituem um
aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de um momento público e de
exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação devem ser sempre um
motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar em público,
defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes para a
formação educacional.
10.
Avaliação final: Como o projeto é um
incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua trajetória,
as avaliações finais tendem a ser mais tranqüilas tendo em vista, o próprio
processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da entrega,
os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota representante
da avaliação do projeto.
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Postado por Michel Assali
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