EDUCADORES

30 outubro, 2013

Novas concepções de gestão educacional


Olá, gente...

O Século 21, vem nos desafiar e impor novos paradigmas para um novo olhar sobre o pensamento em educação. 

Os gestores, necessitam discutir e redefinir concepções sobre a organização da escola e de seu papel social, considerando as novas demandas da sociedade e a formação de um novo cidadão.

Segue abaixo um quadro sobre alguns aspectos a considerar visando aperfeiçoar concepções da gestão educacional.


Como geralmente é!
O precisamos fazer!
Pensamento contido!
Permitir aos professores e alunos a fazer perguntas: como podemos mudar a nossa maneira de pensar sobre a escola para melhorar a aprendizagem?
Nós sempre fizemos isso! Aqui, sempre fizemos dessa forma!
Permitir aos professores e alunos condições para criar novas rotinas, novas tradições, e construir novas abordagens para a aprendizagem.
Entramos no jogo somente para ganhar!
Permitir aos professores e alunos oportunidades de estarem na vanguarda daquilo que é vibrante e emocionante em nossa sociedade.
Visão do próprio umbigo!
Permitir a escola para buscar feedback regular dos alunos, pais e outros interessados ​​sobre o papel da escola e sua relação no atendimento às necessidades de seus  alunos.
A abordagem do navegador solitário!
Incentivar professores e alunos a criação de comunidades colaborativas rede dentro e fora da escola. Promover equipes, dando a todos os alunos tempos e momentos para refletir sobre o que eles estão aprendendo.
O fracasso não faz parte de nosso vocabulário!
Promover uma cultura escolar que compreenda o fracasso como aspecto inerente e motivador para a inovação. Permitir aos professores e estudantes a falhar, enquanto eles estão dispostos a aprender com seus erros e crescer.
Siga somente a mentalidade do líder!
Incentivar professores e alunos a olhar para além do dia de hoje. Onde é que nós queremos ser 5 ou 10 anos a partir de agora? Promover uma cultura que suporta pensadores independentes que apreciam o valor da educação.
Contratações e admissões fracas!
Traga as pessoas para a comunidade escolar que pensam de forma diferente e interessante. Não contratar professores ou admitir de acordo com um protótipo. Contrate para singularidade e potencial.
A falta de know-how!
Não tenha medo de redefinir as expectativas de professores e alunos para abraçar as habilidades do Séc. 21 que precisam ser conectados  em uma sociedade global.
Expectativas irrealistas!
Não coloque todos os seus ovos numa única cesta. Promova uma grande idéia, tente "inovação soft" de modo a incentivar professores e alunos para a inovação ou criatividade.
























































Tem alguma sugestão? Encaminhe seus comentários!

Postado por Michel Assali

25 outubro, 2013

Tecnologia e salas de aula inovadoras



Olá, gente...

A evolução tecnológica econômica e social produziu sensíveis impactos ao contexto da experiência de aprendizagem influenciando as formas e metodologias do ensino e aprendizagem nas últimas décadas, especialmente no início do século 21.
As relações sociais e profissionais mediadas pelas novas tecnologias, produziram efeitos alterando espaços e tempos de aprendizagem e o modo de produzir resultados em função dos objetivos das instituições educacionais em escala mundial.

Como conseqüência, a instituição escolar, pressionada pelas novas tendências, passa por mudanças significativas, tanto na demografia do corpo discente e de mudanças baseadas na tecnologia no ensino e aprendizagem, exigindo um corpo docente adaptado para os novos contextos e cenários.

Considere-se ainda, as conquistas sociais, onde o acesso e a permanência na escola aliadas à qualidade de ensino, bem como a inclusão escolar, notadamente exigida e amparada por dispositivos legais, transformam o ambiente escolar em local privilegiado para as diversas formas de interações sociais definindo espaços e tempos individualizados para a aprendizagem.

Nesse sentido, a escola futura deve se organizar de forma a fazer uso de tecnologias e métodos de ensino adequados às novas demandas, no sentido de produzir técnicas e recursos pedagógicos cada vez mais apropriados às diversidades e experiências de seus alunos.

Ao longo dos últimos anos, temos observado uma mudança de paradigma que mostra um movimento em direção a uma abordagem cada vez mais centrada no aluno para o ensino e a aprendizagem. O significado da aprendizagem mudou a partir de um método de ensino unidirecional para enfatizar o fato de que o conhecimento é construído através da colaboração entre professores e alunos, ou entre os próprios alunos, trabalhando em projetos, tarefas ou resolução de problemas.

Outro fator importante que tem tido um enorme impacto sobre a nossa forma de aprender é a quantidade, por vezes esmagadora e a presença de todos os tipos de tecnologias que suportam o ensino e a aprendizagem. Estes vão desde quadros e tablets, a web-conferências, ferramentas on-line e todos os tipos de recursos digitais.

As escolas procuram se inserir nesse contexto fazendo com que as instituições públicas e privadas apliquem consideráveis recursos para atender as demandas sociais com relação ao uso das tecnologias.

Diante da situação convém fazer uma reflexão sobre as indagações que surgem como consequência:

- Os educadores estão suficientemente envolvidos e preparados para utilizar todo esse aparato tecnológico?
- Os educadores têm ideia sobre os novos hábitos de pensamento a serem desenvolvidos nos alunos do Se. 21?
- As propostas curriculares estão adequadas para atender um ensino com o uso das novas tecnologias?
- Projetos de aprendizagem estão alinhados na perspectiva do material didático virtual?


Essas e outras perguntas se fazem necessárias às discussões sobre o tema para que os educadores possam sentir segurança nas mudanças paradigmáticas das estruturas educacionais.
Pense sobre o assunto e encaminhe seus comentários!

Postado por Michel Assali

18 outubro, 2013

Experimente algo novo por 29 dias.


Olá, gente...
Que tal experimentar alguma coisa nova por 29 dias.
Por que 29 dias? É o tempo aproximado do período sinódico lunar. É apenas uma metáfora indígena para contar o tempo e aqui, para chamar sua atenção.
Mais tempo será de sua decisão, porém menos que isso, fica difícil obter bons resultados.
O objetivo principal é a mudança de hábitos. Trocar velhos por novos hábitos. E para realizar tal façanha é preciso uma mobilização física e mental por um período mínimo de tempo para que sejam instalados os novos hábitos.
Logicamente trataremos aqui de hábitos da docência, mas que podem ser aplicados em outros aspectos da nossa vida.
Vamos às sugestões! Não é preciso seguir todas. Escolha uma delas e siga em frente!

Fique no recreio, junto com os alunos.
Permanecer no recreio por esse período poderá propiciar uma nova visão sobre comportamentos e relacionamentos entre alunos e professores. Isso inspira credibilidade e confiança.

Escreva um bilhete elogiando um aluno a cada dia por um feito louvável.
Pode parecer estranho, principalmente para os adolescentes. Saiba que, independentemente da faixa etária, todos apreciam o elogio. Não economize com seus alunos. Carimbos, palavras de incentivo (valeu..., ótimo..., excelente..., etc.), colocadas nas lições e atividades são muito bem recebidas pelos alunos, inclusive os adolescentes do E.M.

Compartilhe uma de suas idéias com seus colegas de trabalho.
Trocar idéias e práticas resulta em apenas uma boa coisa: enriquecimento profissional mútuo. Tente isso pelos 29 dias.

Inicie suas aulas com uma atividade interessante e inédita.
Procure iniciar sua alua com um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” especial comentando sobre virtudes do ser humano, ou outra coisa boa da vida.  Sugiro que você selecione algo novo para acrescentar nesses 29 dias especiais visando preparar física e mentalmente os alunos para as aulas. Pense em algo surpreendente.

Tente uma metodologia de ensino diferente.
Arregace as mangas e utilize aquela metodologia que você sempre quis utilizar, mas teve receio. Leia mais sobre o assunto, crie confiança, comunique seus superiores e... mãos à obra.
Se você for preparado e seguro o resultado será um sucesso.

Planeje cada dia de aula com começo (objetivos), meio (conteúdo e atividades) e fim (avaliação).
Planeja todas as aulas para esse período. Terá gasto um bom tempo fora da sala nessa preparação, porém os resultados serão surpreendentes e sem estresse. Experimente!

Ajude aqueles alunos que estão com maiores dificuldades nas aulas ou na sua disciplina.
Utilize um tempo pré-estabelecido de suas aulas do dia para dedicar alguns minutos especiais aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Escute, converse, analise, investigue e aplique metodologias alternativas. Peça ajuda aos colegas, se precisar.

Ligue para casa de um aluno e elogie-o à família por algo admirável.
Complicado? Difícil, mas não impossível. Considere tratar-se de uma postura que favorece o trabalho docente na medida em que envolve a responsabilidade da família com o processo do ensino e aprendizagem e não apenas a escola.

Tem outra sugestão? Encaminhe!
Você pode promover essa atividade com seus alunos.
Como exemplos: uso da internet, TV, alimentação, atividade física, exercício mental, voluntariado, oração, etc.

Experimente pelo menos uma dessas (ou outras) atividades por 29 dias. Avalie os resultados e envie seus comentários.
Por favor, seus comentários serão preciosos se puder encaminhá-los.
Lembre-se de que as pessoas vão esquecer o que você disser e o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer de como você as fez sentir.
Aguardo comentários. Podem ser feitos no quadro mural verde à direita da página. Vai lá!

Postado por Michel Assali



15 outubro, 2013

Feliz Dia do Professor


Olá, gente...
Ser professor...
Pensei na data...
Pensei na proposta, na filosofia, no trabalho de ser professor no mundo de hoje.
Concluí que professor é um ser...

Sublime, por ser repleto de paixão:
Intenso, por ocupar parte do trabalho além do horário;
Necessário, por que a sociedade não tem substitutos para seu trabalho;
Dedicado, por se faz necessário à profissão;
Lógico, porque precede de trabalho científico;
Eterno, por continua sua vida no coração dos alunos;
Imenso, pois seu trabalho não pode ser medido por técnicas convencionais;
Fundamental, por que não se compara à nenhuma das tecnologias;
Paciente, por lidar com relações humanas e seus conflitos;
Digno, pela nobreza ímpar de seu trabalho;
Divino, por inspirar o coração de seus alunos.

Parabéns professores e professoras pelo seu dia.
Feliz Dia do Professor!

Michel Assali

04 outubro, 2013

Cidadania Digital


Olá, gente...

Mais cedo ou mais tarde, as escolas públicas e privadas ingressarão no mundo do ensino digital, produzindo uma nova forma de organizar, controlar e avaliar os conteúdos, a informação, os conhecimentos e em especial ao desenvolvimento e formação da Cidadania Digital.

Cidadania Digital consiste em desenvolver um conjunto de habilidades e competências na formação de comportamentos responsáveis e éticos no uso das tecnologias, para além das pesquisas, textos, vídeos, ou ainda da simples redução de peso da mochila escolar.

Trata-se de combinar habilidades e competências acadêmicas e sociais que permitam que uma pessoa seja bem sucedida num universo seguro na era da informação, da mesma forma que muitas iniciativas se multiplicaram para desenvolver atitudes e valores em relação ao gosto pela literatura, artes, matemática, ciências, etc. Pressuposto que considera a importância desses aspectos aperfeiçoem na qualidade da interatividade utilizada pelo indivíduo, impactando na formação de sua Cidadania Digital.

Não se trata de uma conceituação apenas, pois cidadania envolve mais do que questões legais ou conteudistas. Sua complexidade envolve o autoconhecimento, o relacionamento íntimo com o lugar e contexto em que se vive, a interação com os outros e sua história cultural.

Faz-se necessário que pedagogos, gestores e educadores promovam projetos e planos de trabalho educacional com a participação efetiva das famílias, com vistas ao desenvolvimento de uma cultura de valores, que inspire convivência consciente e confiante no uso das tecnologias enquanto instrumentos divulgadores de direitos e deveres humanos.

É recomendável que professores e educadores dos diversos níveis da escolaridade básica, possam dedicar momentos ao planejamento de suas aulas envolvendo temas sobre a Cidadania Digital, objetivando o desenvolvimento da conscientização das novas formas de uso da Internet e Redes Sociais, integrando-as com os conteúdos do currículo escolar.

Convém ressaltar que não se trata apenas de conversão das páginas textos em PDF, mas o de agregar animações, vídeos, desafios, exercícios, portal específico, links relacionados e muita interatividade.

É preciso compreender que os alunos precisam aprender a agir de forma adequada durante o uso da rede e que existem diversas atividades e recursos para ajudá-los a ao desenvolvimento dessas atitudes.  Quanto mais nossos alunos estiverem online, mais informações vão encontrar possibilitando ampliar seus conhecimentos que, sob o direcionamento e orientações da escola e família, melhores cidadãos poderão ser para fazer a diferença na comunidade local e mundial.

O tema é novo e está no seu início de discussão. Há muito que pensar e muito mais a fazer.

Participe! Encaminhe seus comentários e suas contribuições.

Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...