EDUCADORES

04 outubro, 2013

Cidadania Digital


Olá, gente...

Mais cedo ou mais tarde, as escolas públicas e privadas ingressarão no mundo do ensino digital, produzindo uma nova forma de organizar, controlar e avaliar os conteúdos, a informação, os conhecimentos e em especial ao desenvolvimento e formação da Cidadania Digital.

Cidadania Digital consiste em desenvolver um conjunto de habilidades e competências na formação de comportamentos responsáveis e éticos no uso das tecnologias, para além das pesquisas, textos, vídeos, ou ainda da simples redução de peso da mochila escolar.

Trata-se de combinar habilidades e competências acadêmicas e sociais que permitam que uma pessoa seja bem sucedida num universo seguro na era da informação, da mesma forma que muitas iniciativas se multiplicaram para desenvolver atitudes e valores em relação ao gosto pela literatura, artes, matemática, ciências, etc. Pressuposto que considera a importância desses aspectos aperfeiçoem na qualidade da interatividade utilizada pelo indivíduo, impactando na formação de sua Cidadania Digital.

Não se trata de uma conceituação apenas, pois cidadania envolve mais do que questões legais ou conteudistas. Sua complexidade envolve o autoconhecimento, o relacionamento íntimo com o lugar e contexto em que se vive, a interação com os outros e sua história cultural.

Faz-se necessário que pedagogos, gestores e educadores promovam projetos e planos de trabalho educacional com a participação efetiva das famílias, com vistas ao desenvolvimento de uma cultura de valores, que inspire convivência consciente e confiante no uso das tecnologias enquanto instrumentos divulgadores de direitos e deveres humanos.

É recomendável que professores e educadores dos diversos níveis da escolaridade básica, possam dedicar momentos ao planejamento de suas aulas envolvendo temas sobre a Cidadania Digital, objetivando o desenvolvimento da conscientização das novas formas de uso da Internet e Redes Sociais, integrando-as com os conteúdos do currículo escolar.

Convém ressaltar que não se trata apenas de conversão das páginas textos em PDF, mas o de agregar animações, vídeos, desafios, exercícios, portal específico, links relacionados e muita interatividade.

É preciso compreender que os alunos precisam aprender a agir de forma adequada durante o uso da rede e que existem diversas atividades e recursos para ajudá-los a ao desenvolvimento dessas atitudes.  Quanto mais nossos alunos estiverem online, mais informações vão encontrar possibilitando ampliar seus conhecimentos que, sob o direcionamento e orientações da escola e família, melhores cidadãos poderão ser para fazer a diferença na comunidade local e mundial.

O tema é novo e está no seu início de discussão. Há muito que pensar e muito mais a fazer.

Participe! Encaminhe seus comentários e suas contribuições.

Postado por Michel Assali

2 comentários:

  1. Anônimo8:41 PM

    Olá professor Michel, tudo bem?

    Vontade de trabalhar com recursos digitais, que sempre me encantaram, eu tenho. Realizei alguns trabalhos na sala de informática mas não pude prosseguir... Seria interessante que o sr. insistisse de maneira mais direta, junto aos diretores e coordenadores, sobre a necessidade (e o direito que o educando tem) deste trabalho.
    obrigada

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  2. Ola, Dryca.
    Sabemos que é difícil, mas não impossível.
    As resistências às mudanças serão sempre enormes.
    O que vale é perseverar e acreditar na esperança.
    Vá devagar, por outros caminhos, sem desistir.
    Um abraço,
    Michel

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