EDUCADORES

18 outubro, 2013

Experimente algo novo por 29 dias.


Olá, gente...
Que tal experimentar alguma coisa nova por 29 dias.
Por que 29 dias? É o tempo aproximado do período sinódico lunar. É apenas uma metáfora indígena para contar o tempo e aqui, para chamar sua atenção.
Mais tempo será de sua decisão, porém menos que isso, fica difícil obter bons resultados.
O objetivo principal é a mudança de hábitos. Trocar velhos por novos hábitos. E para realizar tal façanha é preciso uma mobilização física e mental por um período mínimo de tempo para que sejam instalados os novos hábitos.
Logicamente trataremos aqui de hábitos da docência, mas que podem ser aplicados em outros aspectos da nossa vida.
Vamos às sugestões! Não é preciso seguir todas. Escolha uma delas e siga em frente!

Fique no recreio, junto com os alunos.
Permanecer no recreio por esse período poderá propiciar uma nova visão sobre comportamentos e relacionamentos entre alunos e professores. Isso inspira credibilidade e confiança.

Escreva um bilhete elogiando um aluno a cada dia por um feito louvável.
Pode parecer estranho, principalmente para os adolescentes. Saiba que, independentemente da faixa etária, todos apreciam o elogio. Não economize com seus alunos. Carimbos, palavras de incentivo (valeu..., ótimo..., excelente..., etc.), colocadas nas lições e atividades são muito bem recebidas pelos alunos, inclusive os adolescentes do E.M.

Compartilhe uma de suas idéias com seus colegas de trabalho.
Trocar idéias e práticas resulta em apenas uma boa coisa: enriquecimento profissional mútuo. Tente isso pelos 29 dias.

Inicie suas aulas com uma atividade interessante e inédita.
Procure iniciar sua alua com um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” especial comentando sobre virtudes do ser humano, ou outra coisa boa da vida.  Sugiro que você selecione algo novo para acrescentar nesses 29 dias especiais visando preparar física e mentalmente os alunos para as aulas. Pense em algo surpreendente.

Tente uma metodologia de ensino diferente.
Arregace as mangas e utilize aquela metodologia que você sempre quis utilizar, mas teve receio. Leia mais sobre o assunto, crie confiança, comunique seus superiores e... mãos à obra.
Se você for preparado e seguro o resultado será um sucesso.

Planeje cada dia de aula com começo (objetivos), meio (conteúdo e atividades) e fim (avaliação).
Planeja todas as aulas para esse período. Terá gasto um bom tempo fora da sala nessa preparação, porém os resultados serão surpreendentes e sem estresse. Experimente!

Ajude aqueles alunos que estão com maiores dificuldades nas aulas ou na sua disciplina.
Utilize um tempo pré-estabelecido de suas aulas do dia para dedicar alguns minutos especiais aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Escute, converse, analise, investigue e aplique metodologias alternativas. Peça ajuda aos colegas, se precisar.

Ligue para casa de um aluno e elogie-o à família por algo admirável.
Complicado? Difícil, mas não impossível. Considere tratar-se de uma postura que favorece o trabalho docente na medida em que envolve a responsabilidade da família com o processo do ensino e aprendizagem e não apenas a escola.

Tem outra sugestão? Encaminhe!
Você pode promover essa atividade com seus alunos.
Como exemplos: uso da internet, TV, alimentação, atividade física, exercício mental, voluntariado, oração, etc.

Experimente pelo menos uma dessas (ou outras) atividades por 29 dias. Avalie os resultados e envie seus comentários.
Por favor, seus comentários serão preciosos se puder encaminhá-los.
Lembre-se de que as pessoas vão esquecer o que você disser e o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer de como você as fez sentir.
Aguardo comentários. Podem ser feitos no quadro mural verde à direita da página. Vai lá!

Postado por Michel Assali



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...