Olá, gente...
A evolução tecnológica
econômica e social produziu sensíveis impactos ao contexto da experiência de
aprendizagem influenciando as formas e metodologias do ensino e aprendizagem
nas últimas décadas, especialmente no início do século 21.
As relações sociais e
profissionais mediadas pelas novas tecnologias, produziram efeitos alterando
espaços e tempos de aprendizagem e o modo de produzir resultados em função dos
objetivos das instituições educacionais em escala mundial.
Como conseqüência, a
instituição escolar, pressionada pelas novas tendências, passa por mudanças
significativas, tanto na demografia do corpo discente e de mudanças baseadas na
tecnologia no ensino e aprendizagem, exigindo um corpo docente adaptado para os
novos contextos e cenários.
Considere-se ainda, as
conquistas sociais, onde o acesso e a permanência na escola aliadas à qualidade
de ensino, bem como a inclusão escolar, notadamente exigida e amparada por
dispositivos legais, transformam o ambiente escolar em local privilegiado para
as diversas formas de interações sociais definindo espaços e tempos
individualizados para a aprendizagem.
Nesse sentido, a escola
futura deve se organizar de forma a fazer uso de tecnologias e métodos de
ensino adequados às novas demandas, no sentido de produzir técnicas e recursos
pedagógicos cada vez mais apropriados às diversidades e experiências de seus
alunos.
Ao longo dos últimos
anos, temos observado uma mudança de paradigma que mostra um movimento em
direção a uma abordagem cada vez mais centrada no aluno para o ensino e a
aprendizagem. O significado da
aprendizagem mudou a partir de um método de ensino unidirecional para enfatizar
o fato de que o conhecimento é construído através da colaboração entre
professores e alunos, ou entre os próprios alunos, trabalhando em projetos,
tarefas ou resolução de problemas.
Outro fator importante
que tem tido um enorme impacto sobre a nossa forma de aprender é a quantidade,
por vezes esmagadora e a presença de todos os tipos de tecnologias que suportam
o ensino e a aprendizagem. Estes
vão desde quadros e tablets, a web-conferências, ferramentas on-line e todos os
tipos de recursos digitais.
As escolas procuram se
inserir nesse contexto fazendo com que as instituições públicas e privadas
apliquem consideráveis recursos para atender as demandas sociais com relação ao
uso das tecnologias.
Diante da situação convém
fazer uma reflexão sobre as indagações que surgem como consequência:
- Os educadores estão suficientemente
envolvidos e preparados para utilizar todo esse aparato tecnológico?
- Os educadores têm ideia
sobre os novos hábitos de pensamento a serem desenvolvidos nos alunos do Se. 21?
- As propostas
curriculares estão adequadas para atender um ensino com o uso das novas
tecnologias?
- Projetos de
aprendizagem estão alinhados na perspectiva do material didático virtual?
Essas e outras perguntas
se fazem necessárias às discussões sobre o tema para que os educadores possam
sentir segurança nas mudanças paradigmáticas das estruturas educacionais.
Pense sobre o assunto e encaminhe seus comentários!
Postado por Michel Assali
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