Olá, gente...
O término do semestre se caracteriza por reunir um conjunto de registros referentes ao desempenho do aluno, possibilitando uma série de reflexões a respeito das intervenções necessárias para a próxima etapa de ensino.
Submeter o planejamento do curso a análise e avaliação passa a ser fundamental para retomar o currículo, alinhar metodologias e ajustar as metas previstas visando aperfeiçoar cada vez mais, o processo ensino e aprendizagem.
A construção e uso de instrumentos precisos de avaliação, torna-se cada vez mais imprescindível para o controle e acompanhamento do trabalho docente.
Para auxiliar as reflexões sobre o assunto, encaminho em arquivo anexado, material para apreciação com objetivo de contribuir com a melhoria da organização do trabalho pedagógico.
Confira abaixo, os nove jeitos mais comuns de
avaliar.
Prova objetiva
|
|
definição
|
Série de perguntas diretas, para respostas
curtas, com apenas uma solução possível.
|
função
|
Avaliar quanto o aluno apreendeu sobre dados
singulares e específicos do conteúdo
|
vantagens
|
É familiar às crianças, simples de preparar e
de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
|
atenção
|
Pode ser respondida ao acaso ou de memória e
sua análise não permite constatar quanto o aluno adquiriu de conhecimento.
|
planejamento
|
Selecione os conteúdos para elaborar as
questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira
adequada de responder às perguntas.
|
análise
|
Defina o valor de cada questão e multiplique-o
pelo número de respostas corretas.
|
como utilizar as informações
|
Liste os conteúdos que os alunos precisam
memorizar; ensine estratégias que facilitem associações, como listas
agrupadas por idéias, relações com elementos gráficos e ligações com
conteúdos já assimilados.
|
Prova dissertativa
|
|
definição
|
Série de perguntas que exijam capacidade de
estabelecer relações, resumir, analisar e julgar.
|
função
|
Verificar a capacidade de analisar o problema
central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
|
vantagens
|
O aluno tem liberdade para expor os pensamentos,
mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
|
atenção
|
Não mede o domínio do conhecimento, cobre
amostra pequena do conteúdo e não permite amostragem.
|
planejamento
|
Elabore poucas questões e dê tempo suficiente
para que os alunos possam pensar e sistematizar seus pensamentos.
|
análise
|
Defina o valor de cada pergunta e atribua
pesos a clareza das idéias, para a capacidade de argumentação e conclusão e a
apresentação da prova.
|
como utilizar as informações
|
Se o desempenho não for satisfatório, crie
experiências e motivações que permitam ao aluno chegar à formação dos
conceitos mais importantes.
|
Seminário
|
|
definição
|
Exposição oral para um público leigo,
utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
|
função
|
Possibilitar a transmissão verbal das
informações pesquisadas de forma eficaz.
|
vantagens
|
Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do
expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações;
desenvolve a oralidade em público.
|
atenção
|
Conheça as características pessoais de cada
aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro
desinibido.
|
planejamento
|
Ajude na delimitação do tema, forneça
bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de
apresentação; defina a duração e a data da apresentação; solicite relatório
individual de todos os alunos.
|
análise
|
Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento
do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer
perguntas e emitir opiniões.
|
como utilizar as informações
|
Caso a apresentação não tenha sido
satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no
desenvolvimento dos objetivos não atingidos.
|
Trabalho em grupo
|
|
definição
|
Atividades de natureza diversa (escrita, oral,
gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente.
|
função
|
Desenvolver o espírito colaborativo e a
socialização
|
vantagens
|
Possibilita o trabalho organizado em classes
numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo.
|
atenção
|
Conheça as características pessoais de cada
aluno para evitar comparações na apresentação de um tímido ou outro
desinibido.
|
planejamento
|
Proponha uma série de atividades relacionadas
ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os
procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução
dos objetivos.
|
análise
|
Observe se houve participação de todos e
colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo
e ao produto final.
|
como utilizar as informações
|
Em caso de haver problemas de socialização,
organize jogos e atividades em que a colaboração seja o elemento principal.
|
Debate
|
|
definição
|
Discussão em que os alunos expõem seus pontos
de vista a respeito de assunto polêmico.
|
função
|
Aprender a defender uma opinião
fundamentando-a em argumentos convincentes.
|
vantagens
|
Desenvolve a habilidade de argumentação e a
oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito.
|
atenção
|
Como mediador, dê chance de participação a
todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o
fluxo de informações entre as pessoas.
|
planejamento
|
Defina o tema, oriente a pesquisa prévia,
combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos
de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos
discutidos. Se possível, filme a discussão para análise posterior.
|
análise
|
Estabeleça pesos para a pertinência da
intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras
combinadas.
|
como utilizar as informações
|
Crie outros debates em grupos menores; analise
o filme e aponte as deficiências e os momentos positivos.
|
Relatório individual
|
|
definição
|
Texto produzido pelo aluno depois de
atividades práticas ou projetos temáticos
|
função
|
Averiguar se o aluno adquiriu conhecimento e
se conhece estruturas de texto
|
vantagens
|
É possível avaliar o real nível de apreensão
de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais
|
atenção
|
Evite julgar a opinião do aluno
|
planejamento
|
Defina o tema e oriente a turma sobre a
estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens
que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de
apresentação e o tamanho aproximado
|
análise
|
Estabeleça pesos para cada item que for
avaliado (estrutura do texto, gramática, apresentação)
|
como utilizar as informações
|
Só se aprende a escrever escrevendo. Caso
algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades
específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos
|
Autoavaliação
|
|
definição
|
Análise oral ou por escrito, em formato livre,
que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem.
|
função
|
Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar
suas aptidões e atitudes, pontos fortes e fracos.
|
vantagens
|
O aluno torna-se sujeito do processo de
aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar
limitações e a aperfeiçoar potencialidades.
|
atenção
|
O aluno só se abrirá se sentir que há um clima
de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para
ajudá-lo a aprender.
|
planejamento
|
Forneça ao aluno um roteiro de auto-avaliação,
definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste
habilidades e comportamentos e peça para ele indicar aquelas em que se
considera apto e aquelas em que precisa de reforço.
|
análise
|
Use esse documento ou depoimento como uma das
principais fontes para o planejamento dos próximos conteúdos.
|
como utilizar as informações
|
Ao tomar conhecimento das necessidades do
aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as
dificuldades.
|
Observação
|
|
definição
|
Análise do desempenho do aluno em fatos do
cotidiano escolar ou em situações planejadas.
|
função
|
Seguir o desenvolvimento do aluno e ter
informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
|
vantagens
|
Perceber como o aluno constrói o conhecimento,
seguindo de perto todos os passos desse processo.
|
atenção
|
Faça anotações no momento em que ocorre o
fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os
dados fundamentais no processo de aprendizagem.
|
planejamento
|
Elabore uma ficha organizada (check-list,
escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que
serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na
interpretação dos dados.
|
análise
|
Compare as anotações do início do ano com os
dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o
que ainda precisa de acompanhamento.
|
como utilizar as informações
|
Esse instrumento serve como uma lupa sobre o
processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções
específicas para cada caso.
|
Conselho de classe
|
|
definição
|
Reunião liderada pela equipe pedagógica de uma
determinada turma.
|
função
|
Compartilhar informações sobre a classe e
sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões.
|
vantagens
|
Favorece a integração entre professores, a
análise do currículo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a
compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista.
|
atenção
|
Faça sempre observações concretas e não rotule
o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de
aprovação ou de reprovação.
|
planejamento
|
Conhecendo a pauta de discussão, liste os
itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à
palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
|
análise
|
O resultado final deve levar a um consenso da
equipe em relação às intervenções necessárias no processo de
ensino-aprendizagem considerando as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora
dos alunos.
|
como utilizar as informações
|
O professor deve usar essas reuniões como
ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática
diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre
que necessário.
|
Fonte de pesquisa: revistaescola.abril.com.br
Achou interessante? Possui algum novo jeito? Deixe seus comentários!
Postado Por Michel Assali