Olá,
gente...
Encaminho a vocês como sugestão de aperfeiçoamento do
protagonismo do aluno, o uso da tabela S-I-A-R: SABER – INDAGAR – APRENDER – REFLETIR
Uma
tabela (S-I-A-R) é um dos organizadores gráficos mais utilizados para explorar
o conhecimento prévio dos alunos
quando da abordagem de uma nova unidade ou novo conteúdo curricular. A tabela é
muito simples e é formada por quatro colunas: uma chamada Saber, a outra
Indagar, a terceira Aprender e a quarta Refletir.
SABER
O que sei?
|
INDAGAR
O que quero saber?
|
APRENDER
O que aprendi?
|
REFLETIR
Como aprendi?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O que sei? Apresentam suas idéias a respeito
do assunto.
O quero saber? Apresentam questões que têm sobre o
conteúdo.
O que aprendi? À medida que aprendem, vão
registrando as informações.
Como aprendi? Refletem e registram a forma como
aprenderam.
Esta tabela procura ativar o conhecimento prévio dos alunos,
por questionar o que eles já sabem a respeito de um determinado assunto,
ajudando-os a fazer as próprias relações antes de explorar o conteúdo.
Os alunos
começam apresentando suas ideias no item Saber
da tabela. Em seguida, sozinhos ou em grupo, apresentam questões que eles têm
sobre o conteúdo no item Indagar. À
medida que os alunos começam a responder essas questões, registram tais
informações no item Aprender da
tabela. Por fim, escrevem na última coluna Refletir,
como foi que aprenderam tais conhecimentos.
As tabelas S-I-A-R exigem que os alunos dêem um significado
para o que já aprenderam, comparem o novo conhecimento com o que já sabem e
esclareçam suas ideias. Também são uma forma de acompanhar o que eles estão aprendendo.
Por fim, a tabela pode ser usada como um documento para um portfólio de
avaliação para indicar o que o aluno aprendeu.
As tabelas S-I-A-R podem ser usadas em todo o currículo e em
qualquer ano, série ou ciclo. Elas podem ser usadas para iniciar uma nova
unidade de estudo e como consulta durante toda a aula. Geralmente, elas não são documentos para
nota, mas sim, um auxílio para os alunos registrarem suas ideias e perguntas sem
o medo de serem avaliados. Além disso, tais
tabelas ajudam na organização do aluno e podem ser o ponto de partida para um
debate entre colegas ou com a classe toda.
Experimente! Encaminhe suas opiniões e comentários!
Postado por Michel Assali
adorei!
ResponderExcluirconteúdo esclarecedor!