EDUCADORES

17 maio, 2013

Aperfeiçoando o protagonismo do aluno



Olá, gente...

Encaminho a vocês como sugestão de aperfeiçoamento do protagonismo do aluno, o uso da tabela S-I-A-R: SABER – INDAGAR – APRENDER – REFLETIR

            Uma tabela (S-I-A-R) é um dos organizadores gráficos mais utilizados para explorar o conhecimento prévio dos alunos quando da abordagem de uma nova unidade ou novo conteúdo curricular. A tabela é muito simples e é formada por quatro colunas: uma chamada Saber, a outra Indagar, a terceira Aprender e a quarta Refletir.


SABER
O que sei?
INDAGAR
O que quero saber?
APRENDER
O que aprendi?
REFLETIR
Como aprendi?









O que sei? Apresentam suas idéias a respeito do assunto.

O quero saber? Apresentam questões que têm sobre o conteúdo.

O que aprendi? À medida que aprendem, vão registrando as informações.

Como aprendi? Refletem e registram a forma como aprenderam.

Esta tabela procura ativar o conhecimento prévio dos alunos, por questionar o que eles já sabem a respeito de um determinado assunto, ajudando-os a fazer as próprias relações antes de explorar o conteúdo.
Os alunos começam apresentando suas ideias no item Saber da tabela. Em seguida, sozinhos ou em grupo, apresentam questões que eles têm sobre o conteúdo no item Indagar. À medida que os alunos começam a responder essas questões, registram tais informações no item Aprender da tabela. Por fim, escrevem na última coluna Refletir, como foi que aprenderam tais conhecimentos.

As tabelas S-I-A-R exigem que os alunos dêem um significado para o que já aprenderam, comparem o novo conhecimento com o que já sabem e esclareçam suas ideias. Também são uma forma de acompanhar o que eles estão aprendendo. Por fim, a tabela pode ser usada como um documento para um portfólio de avaliação para indicar o que o aluno aprendeu.

As tabelas S-I-A-R podem ser usadas em todo o currículo e em qualquer ano, série ou ciclo.  Elas podem ser usadas para iniciar uma nova unidade de estudo e como consulta durante toda a aula.  Geralmente, elas não são documentos para nota, mas sim, um auxílio para os alunos registrarem suas ideias e perguntas sem o medo de serem avaliados.  Além disso, tais tabelas ajudam na organização do aluno e podem ser o ponto de partida para um debate entre colegas ou com a classe toda.

Experimente! Encaminhe suas opiniões e comentários!

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...