Olá, gente...
Sabemos que o ato de ensinar consiste em na elaboração de
situações que favoreçam ao aluno a construção de representações e o
desenvolvimento de comportamentos que contribuam de forma gradativa à
preparação para a atuação cidadã no ambiente sócio cultural e científico.
A ênfase numa inovação metodológica inclui o os quatro
pilares da educação editada pela UNESCO, resumidos em Saber Saber , Saber Fazer,
Saber Conviver e Saber Ser.
Nesse sentido uma metodologia que empregue o desafio, a
solução de problemas, enigmas, etc., favorece o desenvolvimento das habilidades
e competências básicas do aluno além de possibilitar a formação do pensamento
crítico, da consolidação de conceitos e formação de atitudes individuais e
coletivas.
O PBL é uma nova proposta pedagógica, com vistas ao
aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e também a uma melhor
estruturação e desenvolvimento do conhecimento. A metodologia é utilizada nas
universidades de vários países e tem recebido especial atenção nos mecanismos
de educação à distância, como forma de completar o ciclo de aprendizagem do
aluno.
Definição:
O PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) consiste em um
método instrucional que faz uso de problemas da vida real, servindo de estímulo
para o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades de resolução de
problemas e da aprendizagem dos conceitos que integram o conteúdo programático.
Assim, o PBL:
• enfatiza o
aprendizado auto-dirigido,
• é um método
de aprendizado centrado no aluno,
• tem o
problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento.
O PBL tem sua fundamentação no pressuposto de que a
aprendizagem não é um simples processo de recepção de informações, mas de
construção de significados.
Pauta-se em
resultados de pesquisas da psicologia cognitiva, isto é, na premissa de que a
aprendizagem acontece principalmente quando se lança mão dos conhecimentos
prévios do aluno, ou seja, de estratégias de estudo que promovam a elaboração
das informações e sua incorporação em estruturas cognitivas existentes,
transformando-as.
O PBL baseia-se na perspectiva de construção do
conhecimento, por meio das conexões entre a nova informação e o que a memória
já tem como arquivo de aprendizagens anteriores. Isto permite que o aluno
aplique o que aprendeu, construindo o conhecimento e desenvolvendo as
habilidades de trabalho em grupo e a capacidade de propor soluções para os
problemas reais. Além disso, neste processo o aluno é capaz de compreender as
suas dificuldades, monitorar o seu aprendizado e perceber seu progresso.
Características do
Ensino Tradicional X PBL
Contrariamente ao que acontece no ensino tradicional, onde
os conceitos são transmitidos inicialmente e, somente após segue-se um problema
de aplicação, no PBL os alunos iniciam as aulas sendo desafiados por um
problema, o qual constitui o ponto de partida do processo de aprendizagem, ou
seja, o problema tem a função de motivar, focar, direcionar e iniciar a
aprendizagem dos alunos.
Características do Ensino Tradicional:
• É centrado
no professor.
• É baseado
em aulas expositivas.
• Privilegia
a reprodução do conhecimento.
• É dirigido
para avaliações.
• A
organização é departamental /disciplinar.
• O professor
tem grande autonomia na sala de aula, é senhor do conteúdo que ministra.
Características do PBL:
• É centrado
no aluno
• O
aprendizado independente é estimulado.
• O currículo
é temático, interdisciplinar.
• O trabalho
pode ser desenvolvido em pequenos grupos e/ou individualmente.
• O professor
é facilitador do processo de aprendizagem.
• O
aprendizado é baseado em problemas reais.
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Postado por Michel Assali
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