EDUCADORES

03 maio, 2013

PBL- Aprendizagem baseada em problemas

         
Olá, gente...


Sabemos que o ato de ensinar consiste em na elaboração de situações que favoreçam ao aluno a construção de representações e o desenvolvimento de comportamentos que contribuam de forma gradativa à preparação para a atuação cidadã no ambiente sócio cultural e científico.
A ênfase numa inovação metodológica inclui o os quatro pilares da educação editada pela UNESCO, resumidos em Saber Saber, Saber Fazer, Saber Conviver e Saber Ser.
Nesse sentido uma metodologia que empregue o desafio, a solução de problemas, enigmas, etc., favorece o desenvolvimento das habilidades e competências básicas do aluno além de possibilitar a formação do pensamento crítico, da consolidação de conceitos e formação de atitudes individuais e coletivas.
O PBL é uma nova proposta pedagógica, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e também a uma melhor estruturação e desenvolvimento do conhecimento. A metodologia é utilizada nas universidades de vários países e tem recebido especial atenção nos mecanismos de educação à distância, como forma de completar o ciclo de aprendizagem do aluno.

Definição:

O PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) consiste em um método instrucional que faz uso de problemas da vida real, servindo de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades de resolução de problemas e da aprendizagem dos conceitos que integram o conteúdo programático.
Assim, o PBL:
• enfatiza o aprendizado auto-dirigido,
• é um método de aprendizado centrado no aluno,
• tem o problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento.

O PBL tem sua fundamentação no pressuposto de que a aprendizagem não é um simples processo de recepção de informações, mas de construção de significados.
Pauta-se em resultados de pesquisas da psicologia cognitiva, isto é, na premissa de que a aprendizagem acontece principalmente quando se lança mão dos conhecimentos prévios do aluno, ou seja, de estratégias de estudo que promovam a elaboração das informações e sua incorporação em estruturas cognitivas existentes, transformando-as.
O PBL baseia-se na perspectiva de construção do conhecimento, por meio das conexões entre a nova informação e o que a memória já tem como arquivo de aprendizagens anteriores. Isto permite que o aluno aplique o que aprendeu, construindo o conhecimento e desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e a capacidade de propor soluções para os problemas reais. Além disso, neste processo o aluno é capaz de compreender as suas dificuldades, monitorar o seu aprendizado e perceber seu progresso.

Características do Ensino Tradicional X PBL

Contrariamente ao que acontece no ensino tradicional, onde os conceitos são transmitidos inicialmente e, somente após segue-se um problema de aplicação, no PBL os alunos iniciam as aulas sendo desafiados por um problema, o qual constitui o ponto de partida do processo de aprendizagem, ou seja, o problema tem a função de motivar, focar, direcionar e iniciar a aprendizagem dos alunos.

 Características do Ensino Tradicional:

• É centrado no professor.
• É baseado em aulas expositivas.
• Privilegia a reprodução do conhecimento.
• É dirigido para avaliações.
• A organização é departamental /disciplinar.
• O professor tem grande autonomia na sala de aula, é senhor do conteúdo que ministra.

Características do PBL:

• É centrado no aluno
• O aprendizado independente é estimulado.
• O currículo é temático, interdisciplinar.
• O trabalho pode ser desenvolvido em pequenos grupos e/ou individualmente.
• O professor é facilitador do processo de aprendizagem.
• O aprendizado é baseado em problemas reais.

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Postado por Michel Assali

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