EDUCADORES
18 novembro, 2013
Habilidades educacionais para o Séc. 21
Olá, gente...
Muito se tem falado sobre a educação para o Século 21, com ênfase nas novas tecnologias e, por consequência, a exigência de novos hábitos e habilidades a serem desenvolvidas. Porém, a definição dessas habilidades não são prerrogativas a serem desenvolvidas apenas nos alunos.
Todo o sistema de ensino de uma rede, seja pública ou particular, deverá estar engajado no processo, uma vez que os novos hábitos atingem a todos os participantes do processo, indistintamente. Pais, professores, governos e instituições precisam se ocupar de estudos necessários à organização e estrutura de uma escola que atenda às urgências da sociedade.
Não basta enunciar e anunciar as tendências, os conceitos e concepções educacionais. A tradução destes em ações e compromissos deverá se efetivar de forma a contemplar o direito de todos os estudantes visando alavancar uma educação de abrangente e de qualidade.
É preciso, discutir, dizer e fazer acontecer.
As habilidades mais discutidas e consensuais emanadas das necessidades sociais a serem desenvolvidas no Século 21, podem ser sintetizadas assim:
- Pensamento crítico e resolução de problemas: a capacidade de tomar decisões, resolver problemas e tomar as medidas e decisões necessárias.
- Comunicação eficaz: a capacidade de sintetizar e transmitir idéias nos formatos escrito e oral.
- Colaboração: a capacidade de trabalhar eficazmente com os outros, incluindo os de diversos grupos e com pontos de vista opostos.
- Compromisso e responsabilidade: capacidade de assumir suas atitudes e ações.
- Criatividade e Inovação: a capacidade de ver o que não existe e fazer algo acontecer.
Convém ressaltar que tais habilidades podem se desenvolver de forma diferente para cada aluno. Não podemos exigir que todo aluno desenvolva igual e eficazmente tais habilidades. Porém, a escola e a família terão que se unir para que cada aluno possa dominar pelo menos uma das habilidades.
Com o foco nessas habilidades faz-se necessário o desenvolvimento profissional docente, com o aperfeiçoamento do pensamento sistêmico, crítico e criativo do professor. As conversas e diálogos pedagógicos devem ser orientados para que os resultados sejam alcançados, possibilitando a melhoria da prática docente e a construção de um clima colaborativo de aprendizagem profissional.
Isso permite aprender com os colegas e aprender com os alunos.
Pense sobre essa questão e encaminhe seus comentários.
Postado por Michel Assali
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