EDUCADORES

06 novembro, 2013

31 termos da Neurociência que todo professor deve saber



Olá, gente...
As contribuições da Neurociência na educação e em especial na aprendizagem, tem possibilitado agregar ao trabalho docente novas concepções e conceitos sobre o funcionamento do cérebro e da mente, e seu impactos na elaboração de metodologias eficazes de aprendizagem.
Segue abaixo uma pequena lista de termos da Neurociência que o professor precisa conhecer para melhor iniciar seus estudos nessa área tão interessante e do conhecimento sobre educação.

31 termos da Neurociência que todo professor deve saber

Conhecimento
Isso se refere ao processo mental pelo qual nos tornamos conscientes do mundo,  que nos permite usar essa informação para resolver problemas e fazer sentido do mundo. Este conceito é um pouco simplificado, mas refere-se a cognição, ao pensamento e de todos os processos mentais relacionadas ao pensamento.

Sistema Nervoso Central
Esta é a porção do sistema nervoso compreende o cérebro e a medula espinhal.

Axônio
Esta é a extensão fibrosa minúscula do neurônio,  trata-se de uma extensão do corpo da célula, levando o sinal que chega ao corpo celular para outras células alvo (neurônios, músculos, glândulas).

Cerebelo
Esta é uma grande estrutura localizada na porção posterior de nosso encéfalo,  e ligeiramente abaixo do cérebro  e na parte superior ao tronco encefálico. Esta estrutura é muito importante no controle motor, no equilíbrio e no planejamento dos movimentos, bem como no aprendizado e memória sensorial,perceptiva e motora..

Córtex cerebral
Esta é a camada mais exterior dos hemisférios cerebrais do cérebro. O córtex controla toda a atividade consciente, incluindo planejamento, resolução de problemas, linguagem e fala. Ela também está envolvida na percepção e atividade motora voluntária.

Dendritos
Extensões protoplasmáticas que brotam principalmente dos corpos celulares de neurônios. Dendritos captam os impulsos elétricos E os conduzem em direção ao axônio do neurônio. Um único nervo pode possuir muitos dendritos. Os dendritos podem aumentar em tamanho e número, em resposta às habilidades aprendidas, experiências e armazenamento de informações. Novos dendritos podem crescer como ramos de neurônios frequentemente ativados. Proteínas especiais podem estimular o crescimento de dendritos.

Amígdala
Parte do sistema límbico no lobo temporal. A amígdala se acreditava primeiro a funcionar como um centro do cérebro para responder apenas à ansiedade e ao medo. Quando a amígdala está num estado de tensão, o medo, a ansiedade ou ativação induzida, a nova informação vinda através das áreas de entrada sensoriais do cérebro não pode passar através do filtro afetivo da amígdala e obter acesso aos circuitos de memória, sendo assim bloqueada. A amígdala é também um modulador afetivo da memória.


Dopamina
Um neurotransmissor associado com atenção, tomada de decisão, função executiva e de aprendizagem relacionada a estímulos e recompensas. Exames revelam uma maior liberação de dopamina, enquanto as pessoas se envolvem em ações de brincar, rir, fazer exercícios físicos, ou receber o reconhecimento (por exemplo, o elogio) na realização de atividades.

Funções Executivas
Processamento cognitivo da informação que ocorre em áreas do córtex pré-frontal que exercem controle consciente sobre suas emoções e pensamentos. Este controle permite que a informação padronizada  seja utilizada para organizar, analisar, classificar, conectando, planejando, priorizando; fornecendo assim um seqüenciamento com auto-monitoramento, auto-correção, avaliação, abstrações e resolução de problemas. Atua concentrando a atenção e relaciona informações para as ações apropriadas.

Ressonância Magnética Funcional 
Este tipo de imagem funcional do cérebro utiliza as propriedades paramagnéticas de hemoglobina que transporta oxigênio no sangue para demonstrar que as estruturas cerebrais são ativadas e em que grau durante vários desempenho e atividades cognitivas. Durante a maioria das pesquisas de aprendizagem, os indivíduos foram examinados enquanto estavam expostos a ações visuais, auditivas ou, estímulos táteis. O examine revelar em tempo real as estruturas do cérebro que são ativadas por essas experiências.

Glia
Estas são células especializadas que nutrem, dão sustentação, fazem a defesa e  complementam a atividade dos neurônios no cérebro. Os astrócitos são os mais comuns e parecem desempenhar um papel fundamental na regulação da quantidade de neurotransmissores nas sinapses.

Massa ou matéria cinzenta
A matéria ou massa cinzenta refere-se à cor cinzento acastanhada dos corpos de células nervosas (neurônios) do córtex exterior do cérebro, em comparação com a substância branca, que é composta principalmente de células de suporte e feixes de axônios que fazem a ligação. Os corpos de neurônios são mais escuros do que a outra matéria do cérebro, de modo que o córtex ou camada exterior do cérebro aparece cinzento escuro e é chamado de "matéria cinzenta" porque os corpos dos neurônios são mais densos nessa camada.

Hipocampo
Um cume no chão de cada ventrículo lateral do cérebro que é constituído principalmente por matéria cinzenta, que tem um papel importante nos processos de memória. O hipocampo tem entradas sensoriais e as integra com padrões relacionais ou associativos de memórias pré-existentes, ligando assim as informações do novo input sensorial em padrões armazenáveis ‌‌de memórias relacionais.

Sistema Límbico
Este é um grupo de estruturas funcionalmente ligadas ao desenvolvente no cérebro (incluindo a amígdala, córtex cingulado, hipocampo, septo e gânglios basais). O sistema límbico está envolvido na regulação da emoção, memória e processamento de comunicação sócio-emocional complexa.

Memória de longo prazo
Memória de longo prazo é a memória criada quando a memória de curto prazo é reforçada através da análise e associação significativa com os padrões existentes e o conhecimento prévio. Este reforço resulta em uma mudança na estrutura física dos circuitos neuronais, com estabelecimento efetivo de sinapses.

Metacognição
O conhecimento sobre o próprio tratamento e estratégias que influenciam sua própria aprendizagem, que pode otimizar a aprendizagem de informações futuras. Depois de uma aula ou de avaliação, a reflexão pode reforçar as estratégias eficazes quando as crianças são solicitadas a reconhecer as estratégias de aprendizagem de sucesso que elas usaram.

Mielina
A substância gordurosa que cobre e protege os nervos. A mielina é uma camada de tecido que reveste os axônios (fibras nervosas). Esta bainha em torno do axônio age como um isolante, garantindo que o axônio aja como condutor em um sistema elétrico, e, assim, permite que as mensagens enviadas pelos axônios não sejam perdidas quando eles viajam para o próximo neurônio. A mielina aumenta a eficiência da viagem do impulso nervoso e cresce em camadas, em resposta a uma maior estimulação de uma via neural.

Mielinização
A formação da bainha de mielina em torno de fibras nervosas.

Circuitos neuronais
Os neurônios se comunicam uns com os outros, através do envio de mensagens codificadas através de ligações eletroquímicas. Quando a estimulação de padrões específicos entre os mesmos grupos de neurônios é repetida, os seus circuitos de ligação (dendritos) tornam-se mais desenvolvidos e mais acessíveis a estímulos e respostas eficientes. Este é o lugar onde a prática (estimulação repetida das conexões neuronais agrupados em circuitos neuronais) resulta em recuperação mais bem sucedida.

Neurônios
As células especializadas do cérebro e do sistema nervoso com função de armazenamento, controle e processamento das informações no interior do cérebro, medula espinal e nervos. Os neurônios são compostos por um corpo principal da célula, um único axônio importante para os sinais elétricos de saída e um número variável de dendritos, para receber a informação codificada em todo o sistema nervoso.

Neuroplasticidade
Refere-se à notável capacidade do cérebro para alterar a sua organização molecular, da microarquitetura e funcionamento em resposta a ferimentos ou novas experiências. A formação de dendritos e  a destruição dos neurônios (poda) permitem que o cérebro possa reformular e reorganizar as redes de conexões em resposta ao uso aumentado ou diminuído destas vias.

Neurotransmissores
Moléculas (aminoácidos, aminas ou purinas) do cérebro que são armazenados em vesículas nos neurônios e que são liberados na fenda sináptica pelos impulsos elétricos  que chegam na porção terminal do axônio (terminal axonal).  Uma vez liberado nessa fenda sináptica, ligam-se a proteínas receptoras localizadas nos dendritos  do neurônio seguinte na via. . Essa ligação do neurotransmissor com o receptor na célula seguinte pode gerar um estímulo elétrico, propagando o sinal, que assim vai viajando ao longo do próximo nervo.  Os neurotransmissores no cérebro incluem serotonina, o triptofano, a acetilcolina, dopamina, e outros, que as informações de transporte através das sinapses e também circulam através do cérebro, bem como hormônios, para influenciar maiores regiões do cérebro. Quando os neurotransmissores estão esgotados, pelo excesso de informação que viaja através de um circuito nervoso sem interrupção, a velocidade de transmissão ao longo do nervo diminui para um nível menos eficiente.

Numeracia
A capacidade de raciocinar com números e outros conceitos matemáticos. Conceitos infantis de número e quantidade contribuem no desenvolvimento da maturação cerebral e experiência.

Occipital (áreas de processamento e memória visual)
Esses lobos posteriores processam  a entrada óptica cerebral, entre outras funções.

Oligodendrócitos
Os oligodendrócitos são as células gliais que se especializam para formar a bainha de mielina em torno de muitas projeções dos axônios, no SNC.

Lobos parietais
Lóbulos parietais ( um em cada lado) processa dados sensoriais do cérebro, entre outras funções.

Padronização
Padronização é o processo pelo qual o cérebro percebe os dados sensoriais e gera padrões, relacionando a informação nova com material previamente aprendido ou a segmentação do material em sistemas padronizados que tenha usado antes. A educação  possibilita o aumento dos padrões que as crianças podem usar para conhecer, reconhecer e comunicar. Como a capacidade de ver e trabalhar com padrões se expande, as funções executivas são reforçadas. Sempre que um novo material é apresentado de modo a que as crianças possam estabelecer relações, pode gerar uma maior atividade do neurônio (formação de novas ligações neurais) e atingir padrões mais bem sucedidos para a memória de armazenamento de longo prazo e de recuperação.

Córtex pré-frontal (de frente, peças exteriores dos lobos frontais)
O córtex pré-frontal (CPF) é um cubo de redes neurais com entrada e saída para quase todas as outras regiões do cérebro. No CPF relacional,  as memórias de trabalho ou de curto-prazo podem ser mentalmente manipuladas e/ ou estimuladas para se tornarem memórias de longo prazo e as emoções podem ser avaliadas de forma consciente. Quanto às funções executivas, as redes dirigidas pelo CPF irão responder à entrada, através dos mais altos níveis de cognição. Estas funções incluem a avaliação da informação, previsão, ação, consciência emocional e resposta, organização, análise, classificação, ligação, planejamento. O CPF atuará priorizando o auto-monitoramento da sequência, a tomada de decisão consciente,  a auto-correção, bem como a avaliação, abstração, dedução, indução, resolução de problemas, focalização da atenção, sendo capaz de relacionar informações para o planejamento e direcionamento das ações.

Serotonina
Um neurotransmissor utilizado para transportar as mensagens entre os neurônios. Muito pouca serotonina pode ser uma causa de depressão e falta de atenção. A ramificação dendrítica é reforçada pela serotonina secretado pelo cérebro predominantemente entre a sexta e oitava hora de sono (REM).

Memória de curto prazo (memória de trabalho)
Esta memória pode armazenar e manipular informações para uso no futuro imediato. A informação só é realizada em memória de trabalho por cerca de um minuto. 

Sinapse
A sinapse é a unidade processadora de sinais do sistema nervoso. Trata-se da estrutura microscópica de contato entre um neurônio e outra célula (geralmente outro neurônio ou uma fibra muscular), através da qual se dá a transmissão de mensagens entre as duas. A fenda sináptica é o local onde os neurotransmissores como a dopamina, são lançados, transportando as informações em todo o espaço que separa as extensões do axônio de um neurônio a partir do dendrito que leva para o próximo neurônio. Antes e depois de atravessar a fenda sináptica como uma mensagem química, a informação é transportada em um estado elétrico quando se percorre o nervo.

Mais...


Você tem mais alguma contribuição? Encaminhe para aumentarmos a lista.

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...