EDUCADORES

30 agosto, 2013

6 técnicas a fazer para despertar a curiosidade nos alunos


Olá, gente...

Encaminho para compartilhar 6 técnicas que podem ser feitas despertar a curiosidade nos alunos. São sugestões que podem se aplicadas diretamente na sala de aula e provocar grande mobilização da meninada.
Vamos lá...

1. Revisitar  velhas questões

Por mais “curioso” que pareça, as curiosidades mais simples dos alunos, decorrem de questões antigas que nunca foram totalmente respondidas, ou que não foi feita nenhuma tentativa de responder.
É claro que qualquer questão que se preze nunca será totalmente respondida e muitas das respostas às questões antigas surgem ao longo de nosso crescimento e desenvolvimento.
É muito comum termos dificuldades em entender determinados assuntos que nos parecem muito difíceis quando crianças e, depois, quando maiores ou adultos, nos são muito claros e perfeitamente compreendidos.
Logicamente, a idade funciona também como algum limitador para muitos dos problemas que surgem em nossa vida escolar, sendo superados de forma gradativa ao longo da vida.
Portanto, uma das formas de provocar o surgimento da curiosidade no aluno é resgatar velhas questões, por mais simples que sejam.

Estratégias para ação: Rever perguntas sobre velhos assuntos antigos, publicados em diversas mídias antigas, ou questões sobre histórias e lendas urbanas, charadas, adivinhos, mágicas, etc.

2. Promova a ambição ou o querer no aluno

Ambição é diferente de ganância. Ambição aqui se refere ao interesse, ao querer.  O querer saber! O querer precede a curiosidade. Certamente já ouvimos a frase “A escola pode levar o aluno até a fonte do conhecimento. Porém, ele bebe da fonte se quiser”.
É nesse contexto que a atitude do professor precisa estar presente, ou seja, provocar a vontade de “beber na fonte”. Ou seja, o professor precisa produzir situações para que essa vontade, o querer, ou a ambição, apareçam no processo de ensino. Portanto o professor precisa planejar situações de aprendizagem que “salguem” a água da fonte e produzam a vontade, ambição e a curiosidade.
A ambição é o que nos torna humanos, e seu irmão gêmeo é a curiosidade.

Estratégias para ação: Produção de desafios, aprendizagem baseada em projetos, ou aprendizagem baseada em problemas, utilizando a mediação, tutoria ou monitoria.

3. Jogos

Os jogos individuais ou coletivos mobilizam o aluno colocando-o em situação interessante de ambição e curiosidade. Além de oportunizar posturas de aprendizagem enfatizam a compreensão da construção de objetivos e metas a atingir, bem como a superação de dificuldades a enfrentar. Independentemente do tipo de jogo, seja carta, tabuleiro, realidade virtual, ou demais tecnologias, os jogos permitem desenvolver a utilização e importância de regras que podem ou não ser construídas e com certeza, fielmente seguidas pelos participantes. Os jogos promovem a concentração, despertam a curiosidade e o interesse, além de promovem ações colaborativas.

Estratégia para ação: Gamefication ou aprendizagem baseada em jogos (games)

 4. A colaboração certa na hora certa

O desafio para pequenos grupos ( 2 a 3 alunos), além de promover interações, valorizando as relações e o trabalho colaborativo, transmite maior segurança na solução de problemas e desafios. Em equipes pequenas, voz e voto além de visíveis, são de extrema importância para desenvolvimento de posturas seguras e passíveis de exposição a seus pares. As curiosidades podem se melhor compartilhadas e potencializar a aprendizagem dos alunos permitindo sua auto avaliação.
Agrupamento não é necessariamente colaboração. Para acionar a colaboração, e, assim, a curiosidade, os alunos devem ter uma verdadeira necessidade de um outro recurso, idéia, perspectiva, ou qualquer outra coisa de outra forma não imediatamente disponível para eles. Porque eles precisam de algo, e não simplesmente para terminar uma tarefa, mas para atingir o objetivo que estabeleceram para si próprios.

Estratégia para ação: Atividades desafiadoras para o grupo com ênfase na pesquisa, organização dos dados, registros e apresentação de idéias ou soluções mediadas e supervisionadas pelo professor.

5. Uso de diversificado ou imprevisível conteúdo

A atualidade é repleta de diversidades que podem ser agregadas ao conteúdo programático, potencializando situações de curiosidade com impactos na aprendizagem. Novos temas, novos projetos, novos jogos, novos romances, novos poetas, novos experimentos, novas coisas para pensar, etc, são fatores excepcionais para a despertar a curiosidade.

Estratégia para ação: Proponha aos alunos um estudo e pesquisa sobre assuntos recentes divulgados pelas mídias que ainda não constam na programação dos livros didáticos.  Desafie os alunos a apresentar problemas para a sala, mesmo que ainda não possuam uma solução ou respostas para o mesmo em qualquer área de conhecimento. Promova uma gincana de soluções. Na pior das hipóteses você tem alunos envolvidos, e uma chance real de curiosidade.


6. Para essa técnica conto com sua contribuição. Encaminhe para compartilhar outra forma de provocar a curiosidade nos alunos. 

Portanto, deixe suas sugestões ou comentários!

Postado por Michel Assali

Um comentário:

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