Gamification na Educação: aprendizagem baseada em jogos ou
“games”.
Olá, gente...
Um novo conceito para a educação no século 21 é denominado
gamication.
Gamification? Games, jogos.
Interessante?
Quando palavras como play, games, missões, fun, nível ou level,
são pronunciadas na frente dos alunos, eles imediatamente demonstram maior atenção
e expectativa.
E esta é a razão pela qual os educadores e desenvolvedores de T.E. estão olhando
para gamifyng , o processo de
Aprendizagem Baseado em Jogos (GBL), como uma possibilidade para novas
estratégias de aprendizagem com o uso das novas tecnologias.
A educação do século 21 exige que os alunos sejam
protagonistas de sua própria educação, ou seja, capazes de reconhecer seus
interesses, necessidades e, com o acompanhamento docente, serem capazes de
desenvolver atitudes e competências de aprender a aprender.
Apesar da grande maioria dos educadores olhar esse
fenômeno com certa cautela, um considerável número de cientistas e
pesquisadores tem dirigido atenção para esse aspecto apostando no potencial que
essa estratégia pode trazer, em especial ao atendimento de uma aprendizagem
personalizada.
Acreditam conscientemente na importância dos jogos
como estratégias didáticas essenciais na renovação da percepção da aprendizagem
por parte dos estudantes de todos os níveis educativos e sistemas de ensino, a
partir da Educação Infantil.Por isso,
várias empresas estão trabalhando para produzir materiais eficazes para criar
processo de aprendizagem mais "divertida".
Diante desse panorama e das
novas tendências educacionais para o Século 21, lançamos algumas questões para
motivar pesquisas sobre o tema:
Que razões pedagógicas favorecem o uso de jogos na
aprendizagem?
Como posso aplicar diretamente na sala de aula?
Que jogos se adaptam às minhas necessidades?
Pesquise e encaminhe seus comentários!
Postado por Michel Assali
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