EDUCADORES

22 agosto, 2013

Gamification na Educação


Gamification na Educação: aprendizagem baseada em jogos ou “games”.

Olá, gente...

Um novo conceito para a educação no século 21 é denominado gamication.
Gamification? Games, jogos.
Interessante?

Quando palavras como play, games, missões, fun, nível ou level, são pronunciadas ​​na frente dos alunos, eles imediatamente demonstram maior atenção e expectativa. 

E esta é a razão pela qual os educadores e desenvolvedores de T.E. estão olhando para gamifyng , o processo de Aprendizagem Baseado em Jogos (GBL), como uma possibilidade para novas estratégias de aprendizagem com o uso das novas tecnologias.

A educação do século 21 exige que os alunos sejam protagonistas de sua própria educação, ou seja, capazes de reconhecer seus interesses, necessidades e, com o acompanhamento docente, serem capazes de desenvolver atitudes e competências de aprender a aprender.

Apesar da grande maioria dos educadores olhar esse fenômeno com certa cautela, um considerável número de cientistas e pesquisadores tem dirigido atenção para esse aspecto apostando no potencial que essa estratégia pode trazer, em especial ao atendimento de uma aprendizagem personalizada.

Acreditam conscientemente na importância dos jogos como estratégias didáticas essenciais na renovação da percepção da aprendizagem por parte dos estudantes de todos os níveis educativos e sistemas de ensino, a partir da Educação Infantil.Por isso, várias empresas estão trabalhando para produzir materiais eficazes para criar processo de aprendizagem mais "divertida". 

Diante desse panorama e das novas tendências educacionais para o Século 21, lançamos algumas questões para motivar pesquisas sobre o tema:

Que razões pedagógicas favorecem o uso de jogos na aprendizagem?
Como posso aplicar diretamente na sala de aula?
Que jogos se adaptam às minhas necessidades?

Pesquise e encaminhe seus comentários!


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...