EDUCADORES

27 março, 2012

Agrupamentos de alunos para estudos.


Olá, gente...

Considerando a heterogeneidade da composição dos alunos de uma sala de aula na contemporaneidade onde a prevalências da inclusão, o trabalho em grupo pressupõe uma mudança paradigmática incluindo-se aí tanto a formação das novas turmas ou grupos de estudos bem como a visão dos professores.

A clássica visão onde num processo de recuperação ou de reforço, todo o desenvolvimento da aprendizagem se concentra no professor exclusivamente e o problema é apenas do aluno, as novas concepções apontam um equilíbrio homeostático entre docentes e discentes na superação das dificuldades de aprendizagem.

Nesse sentido, as exigências sociais e legais solicitam demandas para que a escola e seus professores organizem espaços e tempos adequados e eficazes para o processo de reforço ou recuperação da aprendizagem, se constituindo portanto, numa ação de responsabilidade dos professores e dos gestores escolares.

É sob o aspecto da diversidade que as turmas de estudo deverão ser formadas de forma a produzir uma ruptura no paradigma da homogeneidade, não havendo a necessidade de que os alunos sejam da mesma série ou faixa etária.

Parece estranho apenas quando nos fixarmos a observação e a comparação com o velho paradigma. Porém, se ampliarmos nossa visão pedagógica veremos uma heterogeneidade salutar e enriquecedora para aperfeiçoar a aprendizagem com bases nas principais e novas teorias de como crianças e jovens aprendem e constroem seus conhecimentos. O agrupamento dos diferentes, possibilita o avanço dos participantes, momento em que cada aluno contribui com seu conhecimento para com o colega sob a supervisão e intervenção do professor.

Portanto, torna-se necessário construir agrupamentos produtivos, marcados pela heterogeneidade, favorecendo enriquecimento mútuo, considerando a interatividade e segurança dos alunos ao se relacionarem com seus colegas e com o professor.

As possibilidades de trocas, confrontos, desafios, etc. mobiliza em direção a elevar a auto estima e por conseqüência, a superação das dificuldades.

Pense sobre isso! Deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Um comentário:

  1. Olá,

    Sou professora efetiva da rede(DE Norte 2) e estou fazendo uma pesquisa sobre educação especial para surdos. Estou procurando informações sobre as escolas que possuem atendimento SAPES. Consegui uma lista com todas as escolas da DE Norte 1, mas essa lista não informa se há salas de SAPES nas escolas...
    Será que vocês teriam essa informação? meu emial é : profa.mariana85@gmail.com.
    Obrigada desde já
    Att.,
    Mariana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...