EDUCADORES

09 abril, 2012

Falta de Professores!


Olá, gente...

Dentre as grandes preocupações com o ensino e aprendizagem visando oferecer melhor qualidade de ensino, a formação docente tem trazido inquietudes e, atrelado a ela, a busca da atratividade do magistério para novos candidatos.


As estatísticas recentes têm mostrado que a procura pela profissão para atuar no Ensino Fundamental e no Ens. Médio, vem caindo nos últimos anos, junto aos jovens, principalmente nas chamadas disciplinas “exatas”, como Física, Química e Biologia.

Os níveis escolares mais afetados é o Ensino Fundamental II e o Ens. Médio, causando prejuízos na etapa fundamental da escolaridade dos jovens, colocando em risco o potencial de formação da nossa juventude. A carência desses profissionais,  vem afetando a melhoria do ensino com impactos sensíveis no Ens. Médio, etapa fundamental da escolaridade básica e a preparação para o mundo do trabalho

Esse fato já não se situa no campo das hipóteses, uma vez que já se configura como realidade que começa a afetar as escolas e colégios particulares.

É preciso pensar rapidamente em soluções conjuntas com ações imediatas nas esferas Municipal, Estadual e União, pois o risco de não se encontrar profissionais para algumas disciplinas, já bate às nossas portas há algum tempo.
No site do MEC (http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf), podemos encontrar estatísticas relevantes da situação, bem como as metas que estão sendo propostas para a solução do problema.
Muitas as causas citadas, muitas as hipóteses levantadas, muitas as sugestões encaminhadas. Porém, as metas e ações não podem ser organizadas apenas pelas agências técnicas governamentais. É fundamental que os professores sejam ouvidos e convidados a participar das soluções.

Não será tarefa fácil para reverter o quadro. Há necessidade de muito investimento financeiro ,social e profissional e uma dose de boa vontade política de governo e sociedade.

Acompanhe, analise e deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...