EDUCADORES
19 março, 2012
Avaliação Escolar
Olá, gente...
Já passamos da metade do mês de março de 2012 e o ano letivo nos impõe aumentar a marcha da caminhada do ano letivo. É tempo de refletir sobre o processo de avaliação e de seus desdobramentos e impactos no planejamento escolar e nas previsões de resultados educacionais.
Embora o termo pareça ser repetitivo, a avaliação é um dos componentes educacionais que tem evoluído sensivelmente com as mudanças sociais e teorias pedagógicas.
Imagine que nos anos 30, a avaliação era focada nos exames, com ênfase no número de acertos e erros do aluno ou candidato, em relação ao qual eram medidas os graus de inteligência. Já entre os anos 40 a 60, período do tecnicismos com influências de Bloom e outros teóricos, o foco do processo de avaliação passa para o alcance dos objetivos educacionais estabelecidos, observáveis e mensurados.
A partir dos anos 60, focou-se na elaboração de critérios para organizar o juízo de valor. Aparecem a avaliação diagnóstica, somativa e formativa.
Dos anos 90 para cá, tem se dado ênfase na negociação de resultados com o protagonismo do jovem, ou seja, seu envolvimento na definição de critérios e indicadores e na avaliação de habilidades e competências.
Enfim todos esses aspectos tema finalidade de incidir na proposição da UNESCO ao estabelecer os pilares da educação para o Séc. XXI, que dizem respeito ao saber, saber fazer, saber conviver e saber ser relacionados ao desenvolvimento humano no seu aspecto profissional, autônomo, crítico, ético e cidadão.
Segundo Tereza Penna (2001) “Para a avaliação poder assumir um caráter mais educacional voltada para à negociação, ela deve se transformar:
- de evento para processo
- de medo para coragem
- de classificatória para promocional
- de autoritarismo para participação
- de arbitrária para criteriosa
- de boletins de notas para registro de implantação da negociação.”
A autora afirma ainda que estudos sobre o tema precisam ser implementados para que gradativamente possamos evoluir de uma avaliação de pontos para uma avaliação de ponta.
Pense sobre isso e deixe seus comentários.
Postado por Michel Assali
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