EDUCADORES

07 novembro, 2011

As competências para ensinar


Segundo Philippe Perrenoud (2000), os professores precisam de novas competências para atuar, de maneira que os objetivos da Educação corporativa sejam atingidos e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI se realizam:

- aprender a conhecer
- aprender a fazer
- aprender a conviver
- aprender a ser
Competências dos professores:

Competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações; é a habilidade de organizar os recursos cognitivos em uma prática. A competência constrói-se, em formação e no cotidiano escolar do professor:

1) Organizar, planejar e criar outros tipos de situações de aprendizagem, que solicitem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas.

2) Administrar a progressão das aprendizagens e situações ajustadas às dificuldades dos alunos. Elas devem ser concretas e ter um nível de dificuldade próximo à zona de desenvolvimento dos alunos.

3) Propor e desenvolver dispositivos de análise sobre o trabalho com a diferenciação nos momentos de aprendizagem de alunos com vários níveis em uma turma.

4) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. Ajudar o aluno a desenvolver o desejo de aprender; incentivar a decisão de aprender continuamente e a capacidade de auto-avaliação dos alunos.

5) Trabalhar em equipe tendo em vista ao envolvimento com um trabalho pedagógico contínuo, visando atender um projeto comum.

6) Participação na administração da escola, adesão contínua dos professores e sua preparação nos novos saberes, partindo do interesse pela comunidade educativa da instituição.

7) Relacionamento e parceria com a comunidade, no sentido de informar e envolver os pais.

8) Utilizar as novas tecnologias em aula de maneira crítica, de acordo com os objetivos propostos, como mais um recurso na aprendizagem dos alunos, exigindo do professor uma cultura básica em informática e outras tecnologias.

9) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão, intervindo rapidamente em situações de violência, bullyng, preconceitos, discriminações de quaisquer tipos e formas.

10) Administrar e se envolver com sua própria formação contínua. Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa de formação continuada.

Sobre o livro:
As Competências para Ensinar no Século XXI reúne textos que apoiaram um seminário em quatro cidades brasileiras, o qual teve a participação de Philippe Perrenoud e Mônica Gather Thurler, ambos professores de Ensino e Pesquisa na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Alguns pesquisadores brasileiros também participaram das conferências e contribuíram para o livro. Os autores apresentam maneiras de orientar o trabalho didático para desenvolver as competências na nova escola, dando ênfase à ideia da atividade e do uso dos conceitos em situações significativas e contra uma didática baseada apenas na recepção passiva de informações. Esse livro certamente vai esclarecer muito o conceito de desenvolvimento de competências, tão importante para a formação de professores do século XXI.

Postado por Michel Assali

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