EDUCADORES

31 outubro, 2011

Habilidades e competências não cognitivas


Sabemos muito bem da importância do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas nos processos de aprendizagem. E que as políticas públicas destinam de recursos com base nas avaliações externas aplicadas, com a finalidade de aperfeiçoar os sistemas e redes de ensino, visando o aperfeiçoamento e a formação continuada de seus profissionais, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino.


Porém, pouco tem sido discutido e considerado o desenvolvimento das habilidades e competências não cognitivas, ou seja, as competências sócioemocionais, relacionadas com o “saber conviver”, para “saber ser”. Ou seja, motivação, autonomia, equilíbrio emocional, relacionamentos interpessoais, são competências a serem desenvolvidas e avaliadas com a finalidade de suscitar reflexões, direcionamentos e elaboração de projetos, tendo em vista seus impactos na qualidade da escola. É certo que ninguém discorda da importância dessas competências, mas pouco têm sido valorizadas, sequer mensuradas, nas reflexões sobre resultados de desempenho das avaliações internas e externas.

Ações como, o de ampliar período escolar, currículos adequados, engajamento social, integração do corpo docente, envolvimento real da comunidade, integração dos setores e níveis e modalidades de ensino, entre outros, poderão se constituir em elementos relevantes para a elaboração de novos projetos e ações de políticas públicas eficazes em educação.

“Se ignorarmos as competências comportamentais, acabamos fazendo políticas públicas insuficientes para a educação, como a escola tem feito hoje em dia”, disse o professor de economia da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de Economia, James Heckman.

Somente conhecimentos conceituais não serão suficientes para as transformações desejadas para uma educação de qualidade. A necessidade de maiores investimentos no desenvolvimento de habilidades e competências não cognitivas no interior da escola poderá se constituir uma ferramenta importante para alavancar inovações necessárias aos novos desafios da educação.

Pense sobre isso. Deixe seu comentário!

Postado por Michel Assali

2 comentários:

  1. Parabéns Michel. Admiro ousadia, seu talento, sua cognição persoal, interpersoal, transpersoal e outros tantos adjetivos para qualificar sua pessoa. Pena que há poucas pessoas com uma visão tão aguçada do que seja realmente uma educação de qualidade. Muitos vão pelo modismo e pensa o humano por partes e esquece todas suas capacidades intectuais, emocionais, dentre outras. Adorei seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Michel,

    Gostaria que visitasse nosso blog: http://poetasinocentes.blogspot.com e desse uma olha no trabalho que contunuamos realizado e que valoriza tais compentencias e habilidades emocionais do indíviduo como a pessoal, interpessoal.

    *** No comentário anterior no lugar em que se lê persoal, interpersoal e transpersoal lea-se:pessoal, interpessoal e transpessoal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...