EDUCADORES

10 novembro, 2011

Ensino a distância e interação (II)

  
   Considerando que os maiores desafios da EAD consistem em “aproximar” os alunos para que se sintam incluídos e pertencentes a um grupo de estudos ou de trabalho, as novas tecnologias da informação e comunicação possibilitaram aprofundamento de estudos e pesquisas visando criar ambientes virtuais de aprendizagem que pudessem substituir ou compensar as “distâncias” e gerar aprendizagens.
   As preocupações com um planejamento que estruture uma seqüência didática e a previsão de recursos materiais e tecnológicos, que possam facilitar e estreitar os processos de interação e diálogo com o aluno, compõe aspectos fundamentais para o sucesso do EAD.
   Neste sentido, as novas tecnologias mediadas principalmente pelo uso computador e internet podem proporcionar a criação da Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (ACAC), tendo em vista a quantidade de ferramentas que favorecem o sentimento de pertinência a um grupo de estudos, por conseguinte à vinculação de atividades colaborativas.
   Tendo por fundamentação teórica as concepções de aprendizagem baseadas no construtivismo de Piaget e no sócio interacionismo de Wygostsky, a EAD pode atingir plenamente os objetivos da aprendizagem, uma vez que bem planejados, estruturados e avaliados.
   As novas tecnologias permitem o emprego de diversas ferramentas que agregam tanto os meios de comunicação clássicos como os meios de comunicação em massa, uma vez que disponibilizam: textos, guias, artigos, teses, áudios, vídeos, correio eletrônico, fórum, listas de discussão, portais, site e blogs como ferramentas assíncronas, assim como, teleconferências, videoconferências, chats, etc., como ferramentas síncronas.
   A organização e disponibilidade dessas ferramentas possibilitam desenvolver no ambiente virtual de aprendizagem um espaço que dialogue com o aluno facilitando a interação e dando suporte à construção eficaz de sua aprendizagem.
   Portanto a construção de um ambiente virtual de aprendizagem deve levar em conta aspectos para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas, fazendo com que o aluno seja constantemente desafiado, interessado e nunca se sinta isolado.
   É inegável a grande contribuição das novas tecnologias para a EAD, se constituindo como uma modalidade perfeita e suficiente para gerar conhecimento e aprendizagem. Porém, por si somente não terão tanta eficácia e eficiência para provocar, motivar à aprendizagem.
   A figura do professor, tutor, mediador, torna-se fundamental para completar o processo e aprimorar os resultados, promovendo a interação e o trabalho colaborativo. Analogamente a um ”técnico de time de futebol”, o professor tutor, mediador, tem papel fundamental, estimulando, provocando, intervindo e facilitando a comunicação entre os envolvidos nos processos interativos síncronos e assíncronos dos ambientes virtuais de aprendizagem.
   Nesse sentido, a moderação, o planejamento, os materiais didáticos e as ferramentas do AVA, tendem a produzir um ambiente de estudo prazeroso, instigador, interativo e colaborativo, onde todos ganham e todos aprendem.

Deixe seu comentário!
Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...