EDUCADORES

18 junho, 2007

Aperfeiçoamento pedagógico - HTPC


O horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) como espaço de aperfeiçoamento tem mostrado seus resultados. Se nunca foi mensurada a atividade real do Professor Coordenador das escolas públicas estaduais (SP), o recente Concurso de Ingresso para Diretor de Escola revelou a importância do espaço e tempo do HTPC no aperfeiçoamento docente. Um porcentual razoável de candidatos promovidos no referido concurso, atuam ou já atuaram como Professores Coordenadores em escolas públicas. Isso vem demonstrar que a leitura, reflexão, discussão e ação do Prof. Coordenador e o HTPC se constituem como possibilidades de capacitação efetiva.

Embora seja um espaço ainda pequeno, o HTPC, quando bem organizado, controlado e devidamente subsidiado, tem se mostrado eficiente e eficaz em algumas escolas validando um trabalho coletivo de qualidade. É justamente nesse espaço semanal que os educadores podem discutir as diferentes concepções de ensino e aprendizagem necessários ao desenvolvimento pedagógico e profissional. Espaço que permite as trocas de experiências, textos, informações, discussões e avaliação das ações.

Mas somente isto não basta... É preciso que tudo isso chegue diretamente à sala de aula e aos alunos

Se mesmo pequeno, traz diversos benefícios educacionais, imaginem se ampliado?

Pense nisso e participe sempre. Deixe seu comentário e responda à enquete.

Abraços. (Postado por Michel Assali)

Postado por Michel Assali


2 comentários:

  1. Creio que algumas palavras podem descrever a essência do 'SER EDUCADOR': compromisso, responsabilidade, coragem, ousadia, consciência, determinação, vontade, otimismo, esperança, dedicação, coletividade, interação, partilha e multiplicação do conhecimento, ação, reflexão, envolvimento, integração.
    No mínimo das intenções educativas vale ressaltar o 'querer fazer acontecer', pelo menos TENTAR.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...