EDUCADORES

27 junho, 2007

Avaliação e notas


Não...

Não entendo ser um retorno ao modo de avaliar, quando nas escolas públicas estaduais os numerais de 0 a 10 passam a ser expressão de medida da aprendizagem. Penso que as concepções sobre a avaliação já ultrapassaram a idéia de quantificação pura e simplesmente. Sabemos que as sínteses expressas em letras, símbolos ou números nada mais são do que formas de representações parciais do desempenho escolar necessitando portanto, de uma sistemática de acompanhamento contínuo. Nesse sentido, o conceito de média poderá ser um problema. Cipriano Luckesi, Jussara Hofman e outros estudiosos da avaliação,já afirmaram por inúmeras vezes a idéia falsa que pode existir ao representar a avaliação através de uma simples média.

Portanto, acredito que a média como expressão de aprendizagem é coisa do passado.O que precisamos compreender é a idéia de uma sistema representativo que tenha a melhor proximidade com a realidade da avaliação do aluno.

Penso que a expressão da avaliação por números é uma forma muito universal de comunicação de resultados, possível de ser compreendida pelo próprio aluno e pela sua família. Além de não se constituir uma prerrogativa dos educadores, a representação numérica integra as discussões da escola permitindo ao pais clareza na compreensão e compartilhamento do processo de avaliação e aprendizagem.

Então, não entendo ser uma volta, mas um passo adiante e seguro.

E você ? O que acha disso ? Responda a pesquisa abaixo e deixe seu comentário sê possível.

Postado por Michel Assali


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...