Olá, gente...
O trabalho coletivo vem ganhando adesões contundentes como modelo
adequado para as tendências sociais neste início de século, caracterizando-se pelo
formato ideal para atender as demandas das sociedades modernas em diversos
setores e instituições.
Por sua vez, a instituição escolar se organiza de forma a acreditar que
a formação de grupos de trabalho pode ser uma maneira eficaz de incentivar
trabalho em equipe favorecendo o contato, as trocas e o desenvolvimento de objetivos
sócio emocionais visando a preparação para a fase adulta.
Aqui convém ressaltar que grupo e equipe têm conotações diferentes.
Enquanto o primeiro se refere a um agrupamento que pode ocorrer por
circunstâncias diferentes e temporais, sem produzir vínculos, o segundo, ou
seja, a equipe, tem a concepção de um
trabalho não somente coletivo, mas principalmente, colaborativo. Melhor ainda,
a equipe constrói uma união, um trabalho conjunto e significativo para todos
seus integrantes, envolvendo a todos com os objetivos e resultados do seu
trabalho.
No trabalho em equipe, todos se comprometem com o sucesso de todos, sem
que ninguém fique para trás, independentemente das diferenças individuais de
seus integrantes.
A formação de equipe é mais significativa e intencional do que a de um grupo
e, portanto, oferece uma profundidade de experiência e educação diferenciadas.
Acolhimento, perseverança, compreensão, organização, divisão do
trabalho e responsabilidades entre outros, são atributos a serem desenvolvidos
para a formação de uma boa equipe, superando assim o simples e pontual trabalho
em grupo.
Por essas e outras razões é possível perguntar se realmente o trabalho
organizado nas nossas escolas é um trabalho em grupo ou um trabalho de equipe,
pois como se afirma no título, nem todo trabalho em grupo é um trabalho de
equipe.
Nesse sentido, o trabalho docente é fundamental na orientação da
formação de grupos que possam evoluir para uma equipe de trabalho desejável. E
isso exige a mediação dos professores, considerando-se tratar de um processo de
aprendizagem cognitiva e emocional.
Para contribuir com o trabalho docente, seguem abaixo algumas sugestões
para considerar ao construir com os alunos equipes para o desenvolvimento de
projetos de aprendizagem ao longo do ano letivo.
- Reconheça a necessidade de
formar equipes de trabalho
Pergunte-se: O projeto ou atividade se presta bem ao trabalho
colaborativo e à divisão de tarefas? Existem componentes suficientes para o
projeto que exigem o trabalho coletivo?
- Demonstrar a necessidade de formar
uma equipe
Depois de reconhecer a necessidade de uma equipe, demonstre essa
necessidade para a classe. Apresente situações problema do mundo real cuja
solução se faz necessário o trabalho em conjunto.
- Mostre os resultados
- Esclareça sobre os benefícios
do projeto ao se trabalhar em equipe
Explique como o projeto em questão se beneficiará de trabalhar em
conjunto e a importância de reconhecê-lo como uma experiência multifacetada com
diferentes papéis a preencher.
- Avalie habilidades e
conhecimento promovidos pela participação de todos
Determine os pontos fortes e as habilidades potenciais que cada integrante desenvolverá no trabalho
em equipe.
- Criar equipes diversas
Decida como formar cada equipe, considerando cuidadosamente os pontos
fortes e fracos de cada membro e como eles podem se beneficiar da dinâmica do
grupo.
- Facilite a discussão
Ajude a manter a conversa dentro dos grupos dinamizando a sala de aula
e facilitando a discussão. Faça perguntas sobre seu processo de discussão dos
temas propostos, dos recursos que estarão usando ou resultados possíveis
resultados.
- Materiais de apoio pedagógico
Certifique-se de que cada equipe tenha acesso aos materiais de apoio e
conteúdo que lhes permitam realizar a tarefa com criatividade e recursos.
- Cuidado com os alunos sem voz
À medida que você está facilitando a discussão, fique atento aos alunos
que não se sentem ouvidos ou hesitam em participar. Faça com que sejam ouvidos
e tenha participação na equipe.
...Continua em nova postagem...
Tem mais a contribuir?
Encaminhe!
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.