Tenho insistido em diversos momentos que todo professor ou pedagogo,
deva sempre experimentar produzir educação e não apenas consumir educação. Isso
vale dizer que é de extrema importância o contato, a pesquisa e o conhecimento
de novas concepções e tendências educacionais, como formas que possibilitam a
atualização profissional.
Porém, é preciso sempre ter em mente que a experiência profissional não
é construída apenas pelo conteúdo teórico, mas também, pelas práticas
cotidianas no enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe, acrescidas
de muita sensibilidade.
Neste aspecto, é fundamental que se dedique um determinado tempo do
trabalho para envolver-se em atividades e elaboração de projetos inovadores que
produzam ações de impactos e resultados diretos na sala de aula.
É neste sentido que a vivência da teoria e prática, acrescidos de
sensibilidade, concretiza ideais e
qualifica cada vez mais o papel da educação, da escola e da docência no desenvolvimento
da sociedade.
Tendo por base essa reflexão, encaminho abaixo, sugestões de uma
sequência de passos e cuidados na elaboração de melhores projetos educacionais.
Confira!
- Regimento da instituição:
É conveniente verificar sempre se o projeto elaborado está de acordo com as
normas regimentais do colégio considerando as formas de atribuir notas, as
disciplinas envolvidas e o período trimestral de vigência da atividade e
calendário escolar.
- Amigos críticos: Um
feedback honesto, de mão dupla e ajustes contínuos pode em muito ajudar a
melhorar os projetos. Submeter o projeto à apreciação de colegas da mesma área,
ou até de alunos favorece a integração, a interdisciplinaridade e a
participação. Podem surgir excelentes sugestões de encaminhamento, de conteúdo
e de outros aspectos de melhoria e sucesso do projeto.
- Evento de lançamento:
Pensar e realizar o lançamento do projeto como um evento educacional, se
constitui como um ponto de convergência de ideias e promoção do envolvimento
dos alunos e professores. As expectativas se elevam e o papel social da escola
passa a ter um caráter mais efetivo, numa prévia de lançamento de um projeto. É
uma espécie de marketing do projeto.
- Lista de conceitos e saberes:
É muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos e saberes
prévios que os alunos devem levar em conta para melhor participar do projeto.
Palavras-chave, slogans, frases, etc., conectadas em formato de mapas
conceituais facilitam o interesse, a pesquisa e a partilha.
- Rubrica: A rubrica é uma
ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos e pais dos
critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o projeto. A
rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo critérios
claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno.
- Organização e responsabilidade
do grupo: A responsabilidade individual é um componente fundamental para o
trabalho coletivo. É preciso que o grupo descreva as responsabilidades de cada
integrante, bem como suas funções. E se possível, registrados por escrito,
evidenciando a responsabilidade de cada um.
- Pesquisa e colaboração:
Uma vez que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalhar juntos para
descobrir o que seu produto final vai ser e como eles irão adquirir o conhecimento
necessário para completá-lo. Professores devem oferecer momentos de apoio,
orientação e workshops, contribuindo nas intervenções e correções de rumo e
solução de problemas e tomadas de decisão.
- Avaliação e adaptação: Ao
longo do processo, o acompanhamento do professor é fundamental para atender
expectativas e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando ou
direcionando o projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e
individual, bem como as intervenções necessárias.
- Apresentações públicas: As
apresentações se constituem um aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de
um momento público e de exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação
devem ser sempre um motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar
em público, defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes
para a formação educacional.
- Avaliação final: Como o
projeto é um incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua
trajetória, as avaliações finais tendem a ser mais tranquilas tendo em vista, o
próprio processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da
entrega, os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota
representante da avaliação do projeto.
Tem outras contribuições? Interessa acrescentar outros passos?
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Postado por Michel Assali
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