EDUCADORES

21 novembro, 2016

Estaremos nos preparando para a escola que virá?


Olá, gente...

A evolução tecnológica econômica e social produziu sensíveis impactos ao contexto da experiência de aprendizagem influenciando as formas e metodologias do ensino e aprendizagem nas últimas décadas, especialmente no início do Século XXI. 

As relações sociais e profissionais mediadas pelas novas tecnologias produziram efeitos alterando espaços e tempos de aprendizagem e o modo de produzir resultados em função dos objetivos das instituições educacionais em escala mundial. 

Como consequência, a instituição escolar, pressionada pelas novas tendências, passa por mudanças significativas, tanto na demografia do corpo discente e de mudanças baseadas na tecnologia no ensino e aprendizagem, exigindo um corpo docente adaptado para os novos contextos e cenários. 

Considere-se ainda, as conquistas sociais, onde o acesso e a permanência na escola aliadas à qualidade de ensino, bem como a inclusão escolar, notadamente exigida e amparada por dispositivos legais, transformam o ambiente escolar em local privilegiado para as diversas formas de interações sociais definindo espaços e tempos individualizados para a aprendizagem.

Nesse sentido, a escola futura deve se organizar de forma a fazer uso de tecnologias e métodos de ensino adequados às novas demandas, no sentido de produzir técnicas e recursos pedagógicos cada vez mais apropriados às diversidades e experiências de seus alunos.

Ao longo dos últimos anos, temos observado uma mudança de paradigma que mostra um movimento em direção a uma abordagem cada vez mais centrada no aluno para o ensino e a aprendizagem. O significado da aprendizagem mudou a partir de um método de ensino unidirecional para enfatizar o fato de que o conhecimento é construído através da colaboração entre professores e alunos, ou entre os próprios alunos, trabalhando em projetos, tarefas ou resolução de problemas.

Outro fator importante que tem tido um enorme impacto sobre a nossa forma de aprender é a quantidade, por vezes esmagadora e a presença de todos os tipos de tecnologias que suportam o ensino e a aprendizagem. Estes vão desde quadros e tablets, a web-conferências, ferramentas online e todos os tipos de recursos digitais.


As escolas procuram se inserir nesse contexto fazendo com que as instituições públicas e privadas apliquem consideráveis recursos para atender as demandas sociais com relação ao uso das tecnologias.

A Medida Provisória para o novo Ensino Médio está posta pelo governo, provocando grandes discussões, posicionamentos e ações em diversos segmentos da sociedade.

Diante da situação convém fazer uma reflexão sobre as indagações que surgem como consequência:

- Os educadores estão suficientemente envolvidos e preparados para utilizar todo esse aparato tecnológico?
- As mudanças provocadas pela Medida Provisória para o Ensino Médio beneficiará o ensino público?
- Os educadores têm ideia sobre os novos hábitos de pensamento a serem desenvolvidos nos alunos do Séc. XXI?
- As propostas curriculares estão adequadas para atender um ensino com o uso das novas tecnologias?
- Projetos de aprendizagem estão alinhados na perspectiva do material didático virtual?
- Os cursos superiores de formação profissional estão se preparando para formar novas competências para professores e gestores?
- Estarão as famílias preparadas para a escola que está por vir?

Essas e outras perguntas se fazem necessárias às discussões sobre o tema para que os educadores possam sentir segurança nas mudanças paradigmáticas das estruturas educacionais.

Vamos pensar sobre essas questões!
Compartilhe e encaminhe seus comentários.

Postado por Michel Assali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...