Olá, gente...
A formação da competência profissional
docente tem início na graduação do curso de Pedagogia ou Licenciatura,
oportunidade em que agregar conhecimentos teóricos, é fundamental para uma profissão
de sucesso.
Jamais podemos duvidar do conhecimento,
pois somente ele pode nos desenvolver competências fundamentais para que
possamos ganhar a confiança necessária para traçar a trajetória de nossa
emancipação. E não é apenas o conhecimento acadêmico, mas o conhecimento
que a experiência e a própria vida nos oferece até de forma livre e gratuita,
colocando-nos constantemente frente a obstáculos e oportunidades. Isso
significa que a formação profissional se dá constantemente o que exige participação
ativa nas diversas oportunidades oferecidas através de cursos, seminários,
congressos, etc..
Pois, é esse baú de saberes que
facilita realizamos escolhas importantes que mais se adequam a nossa jornada ou
ainda às necessárias retomadas dos nossos ideais e a motivação para as ações
docentes.
Assim, os saberes e fazeres se constituem
como alicerces para criar as características profissionais da docência que nos
impulsionam na direção do que desejamos, abrindo portas e nos
fazendo enxergar e trilhar os melhores caminhos para o
sucesso.
Compartilho abaixo algumas das
características de um professor ou professora competente lembrando que inexiste
qualquer ordem de importância.
1- Inicia a semana conforme
planejamento e de uma forma bem organizada.
2- Trata os alunos com respeito e
carinho.
3- Fornece o significado ou a importância
da informação a ser aprendida.
4- Fornece explicações
claras. Prende a atenção e respeito dos alunos e exerce práticas de gestão
eficaz da sala de aula.
5- Faz uso de atividades de forma
a tornar os alunos protagonistas, facilitando o uso da “mão na massa”.
6- Diversifica métodos e técnicas
de aprendizagem, flexíveis e adaptáveis às situações em classe de acordo com as
necessidades.
7- Fornece feedback frequente e
imediato aos alunos sobre o seu desempenho.
8- Elogia as respostas dos alunos
e incentiva-os a darem respostas mais elaboradas visando aumentar as
expectativas de aprendizagem.
9- Busca relacionar informação,
conhecimentos e experiências com o cotidiano escolar e social.
10- Cria um ambiente saudável e
respeitoso em sala de aula que permite maior participação dos alunos.
12- Ensina a um ritmo
apropriadamente rápido, parando para verificar a compreensão e envolvimento do
aluno.
13- Comunica-se com todos os
alunos da sala independentemente do nível e ritmo de aprendizagem em que
estiverem.
14- Faz uso de comunicação não
verbal usando contato visual, gestos, posturas corporais, reforçando o
acompanhamento constante do processo na sala de aula.
15 - Procura focar nos objetivos
principais de seu planejamento.
16- Utiliza os resultados e
instrumentos de avaliação (interna e
externa) para realizar as intervenções necessárias visando melhorar o ensino..
17- Reflete sobre o próprio
ensinamento para melhorá-lo.
18- Mantém sempre o bom humor.
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Postado por Michel Assali
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