Olá, gente...
Tenho insistido em diversos momentos que todo professor ou pedagogo,
deva sempre experimentar produzir educação e não apenas consumir educação. Isso
vale dizer que é de extrema importância o contato, a pesquisa e o conhecimento
de novas concepções e tendências educacionais, de forma a garantir a
atualização profissional.
Porém, é preciso sempre ter em mente que a experiência profissional não
é construída apenas pelo conteúdo teórico, mas também, pelas práticas
cotidianas no enfrentamento dos desafios que a realidade nos impõe.
Neste
aspecto, é fundamental que se dedique um determinado tempo do trabalho em
esforços para produzir educação, ou seja, se envolver em elaborar projetos
inovadores que produzam ações de impactos na aprendizagem e resultados diretos
na sala de aula.
É neste sentido que a vivência concretiza os ideais de qualificar cada
vez mais o papel da educação, da escola e da docência.
Tendo por base essa reflexão, encaminho abaixo, um “passo a passo” com
sugestões e cuidados na elaboração de melhores projetos educacionais.
Confira, então os 10 passos a considerar na elaboração de um projeto:
1. Regimento da escola: É conveniente
verificar sempre se o projeto elaborado está de acordo com as normas
regimentais do colégio considerando as formas de atribuir notas, as disciplinas
envolvidas e o período trimestral de vigência da atividade e calendário
escolar.
2. Amigos críticos: Um feedback
honesto, de mão dupla e ajustes contínuos pode em muito ajudar a melhorar os
projetos. Submeter o projeto à apreciação de colegas da mesma área, ou até de
alunos favorece a integração, a interdisciplinaridade e a participação. Podem
surgir excelentes sugestões de encaminhamento, de conteúdo e de outros aspectos
de melhoria e sucesso do projeto.
3. Evento de lançamento: Pensar e
realizar o lançamento do projeto como um evento educacional, se constitui como
um ponto de convergência de ideias e promoção do envolvimento dos alunos e
professores. As expectativas se elevam e o papel social da escola passa a ter
um caráter mais efetivo, numa prévia de lançamento de um projeto. É uma espécie
de marketing do projeto.
4. Lista de conceitos e saberes: É
muito interessante evidenciar sempre uma listagem de conceitos e saberes
prévios que os alunos devem levar em conta para melhor participar do projeto. Palavras-chave,
slogans, frases, etc., conectadas em formato de mapas conceituais facilitam o
interesse, a pesquisa e a partilha.
5. Rubrica: A rubrica é uma
ferramenta essencial para manter a transparência aos alunos e pais dos
critérios de avaliação para os alunos que serão envolvidos com o projeto. A
rubrica deve envolver as expectativas de aprendizagem, definindo critérios
claros e bem elaborados, sempre com vistas ao êxito do aluno.
6. Organização e responsabilidade do grupo: A responsabilidade
individual é um componente fundamental para o trabalho coletivo. É preciso que
o grupo descreva as responsabilidades de cada integrante, bem como suas
funções. E se possível, registrados por escrito, evidenciando a
responsabilidade de cada um.
7. Pesquisa e colaboração: Uma vez
que o projeto é lançado, cabe aos alunos trabalhar juntos para descobrir o que
seu produto final vai ser e como eles irão adquirir o conhecimento necessário
para completá-lo. Professores devem oferecer momentos de apoio, orientação
e workshops, contribuindo nas intervenções e correções de rumo e solução de
problemas e tomadas de decisão.
8. Avaliação e adaptação: Ao longo do
processo, o acompanhamento do professor é fundamental para atender expectativas
e anseios dos alunos e realizar o feedback, ajustando ou direcionando o
projeto. Favorece também mensurar o progresso coletivo e individual, bem como
as intervenções necessárias.
9. Apresentações: As apresentações
se constituem um aspecto comum a todos os projetos. Trata-se de um momento
público e de exposição de resultados. Os cuidados com a apresentação devem ser
sempre um motivo para desenvolver competências posturais, éticas, falar em
público, defender ideais, etc. e outras habilidades acadêmicas importantes para
a formação educacional.
10. Avaliação final: Como o projeto é
um incremento passível de acompanhamento sistemático ao longo de sua
trajetória, as avaliações finais tendem a ser mais tranquilas tendo em vista, o
próprio processo e a rubrica previamente elaborada. Espera-se que, ao final da
entrega, os Professores já tenham elementos suficientes para emitir a nota
representante da avaliação do projeto.
Tem outras contribuições? Interessa acrescentar outros passos?
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Postado por Michel Assali
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