Olá, gente...
Quando duas ou mais pessoas encontram-se para discutir algo de
interesse particular, profissional ou comunitário, estão realizando o que se
chama de REUNIÃO. E o ser humano é o único a organizar reuniões.
Porém, à medida que a civilização evoluiu, os encontros entre humanos
adquiriram formatos interessantes, culminando numa diversidade de encontros de
acordo com os objetivos do grupo.
Dos vários tipos de reunião, alguns são apenas para informar, outras
para decidir ou, formalizar tarefas, trocar informações, transmitir novas
tecnologias, etc. Em verdade, cada reunião tem um propósito que consiste em
aumentar as perspectivas de alcançar objetivos.
Todavia, dependendo das atividades dos participantes e do propósito, a
reunião passa a ter várias denominações, com diversos formatos de estrutura.
Vejamos os tipos mais conhecidos desses encontros com humanos:
1- CONGRESSOS: Podem ser definidos como reuniões promovidas por
entidades associativas, visando a debater assuntos que interessam a um
determinado ramo profissional. Temos os Congressos Técnicos, que reúnem
periodicamente uma determinada especialidade, por exemplo, médicos (e na
maioria dos casos, cada especialidade médica realiza se Congresso em separado,
porém, promovido pela entidade específica). Os Congressos são de âmbito
municipal, regional, estadual, nacional ou internacional.
2-CONVENÇÕES: O termo define, de modo geral, atividades de determinados
grupos, promovidas isoladamente por organizações empresariais. As Convenções
reúnem indivíduos de uma determinada empresa ou setor, podendo ser realizadas
por setores distintos ou congregar todos os seus integrantes. Existem, por
exemplo, Convenções de vendas, congraçamento, comemorativas, etc.
3- SEMINÁRIO / WORKSHOP: Consiste em uma exposição verbal para pessoas
colocadas num mesmo plano possuindo algum conhecimento prévio do assunto a ser
debatido. Um Seminário divide-se em três fases: a exposição, quando alguém
previamente escalado realiza uma pesquisa e leva sua contribuição ao grupo; a
discussão, quando o assunto em pauta é debatido em todos os aspectos; e a
conclusão, quando o coordenador, polarizando as opiniões dominantes, propõe à
aprovação do grupo as recomendações finais da reunião.
4- MESA-REDONDA: É a reunião do tipo clássico, preparada e conduzida
por um coordenador, que pode ser dominado presidente e funciona como elemento
moderador, orientando a discussão com o intuito de não desviá-la do tema
principal. Os participantes apresentam seus pontos de vista em torno do assunto
em pauta, sendo-lhes destinado um tempo limite para suas exposições. Após as
várias explanações, os participantes são levados a debater entre si os pontos
de suas teses, podendo haver a participação dos assistentes na forma de
perguntas (por escrito ou oralmente).
5- SIMPÓSIO: É um tipo de reunião derivado da Mesa-Redonda. Uma de suas
características é a participação de especialistas de grande renome. A diferença
fundamental entre o Simpósio e a Mesa-Redonda é que, no Simpósio, os
expositores não debatem entre si os temas apresentados; os debates, perguntas e
respostas são efetuadas diretamente com o público assistente, que participa
ativamente dos trabalhos.
6- PAINEL: É outro tipo de reunião derivado da Mesa-Redonda. A
diferença entre as duas modalidades é que, no Painel, os expositores discutem
entre si o assunto em pauta, cabendo ao público somente assistir ao debate, sem
direito a formular perguntas à mesa.
7- FÓRUM: É um tipo menos técnico de reunião, cujo objetivo é conseguir
efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Está se
tornando popular devido à necessidade crescente de sensibilizar a opinião
pública para certos problemas sociais, educacionais, etc.
8- CONFERÊNCIA: É o tipo de reunião mais conhecido, apresentando sempre
duas etapas. Na fase inicial, o expositor (denominado conferencista quando o
auditório é desconhecido e a palestra não pertence a uma seriação) é colocado
num plano de destaque e durante tempo limitado fala sobre o assunto previamente
escolhido, de seu amplo conhecimento. Ao final, responde a perguntas formuladas
pelo auditório.
9- CICLO DE PALESTRAS: É um tipo de reunião derivado da Conferência. A
diferença é que pode estar vinculado a uma série de palestras pronunciadas por
professores e especialistas no assunto a ser abordado. Em geral, a assistência
é homogênea e previamente selecionada, estando capacitada a participar de uma
sequência de reuniões que objetiva atingir um fim pré-determinado.
10- JORNADA / CONCENTRAÇÃO: São reuniões de determinados grupos de
profissionais, realizadas periodicamente com o objetivo de discutir um ou mais
assuntos que, em geral, não são objeto de discussão em Congressos. São
Congressos em miniatura, que reúnem grupos de uma determinada região em
épocas propositadamente diferentes das reservadas aos Congressos.
11- ASSEMBLEIA: Reunião da qual participam delegações representativas
de grupos, Estados, países, etc. Sua característica principal é colocar em
debate assuntos de grande interesse de grupos, classes ou determinadas regiões.
O desenvolvimento dos trabalhos tem como peculiaridades a colocação das
delegações em lugares pré-estabelecidos. As conclusões são submetidas à
votação, transformando-se em recomendação da Assembleia. Apenas as delegações
oficiais têm direito a voto, o que não impede de serem aceitas inscrições de
observadores interessados na matéria, mas que funcionem unicamente como
ouvintes.
12- PLENÁRIA: É como uma Assembleia, porém, reunida para tratar de um
único assunto.
13- FEIRA: Origem da palavra: do latim "feria", ou seja,
lugar público onde se expõem e vendem mercadorias (Novo Dicionário Aurélio da
Língua Portuguesa). Definida, ainda, como "dia de festa"
(Enciclopédia Larousse Cultural).
Com o advento das tecnologias da informação e comunicação (TICs), diverso
tipo de reuniões vem sendo realizadas na modalidade online, o que favorece,
rapidez e economia de recursos e deslocamentos, como as teleconferências,
fóruns, chats, webinários, etc.
Mas isso será um tema para uma próxima postagem.
Gostou do assunto? Tem mais a contribuir?
Encaminhe suas sugestões e comentários.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.