EDUCADORES

16 dezembro, 2015

O que dizer na reunião final deste ano?

Olá, gente...


Em um ano tão difícil como esse, com um susto atrás do outro, certamente um gestor, líder ou gerente, terá muito a pensar sobre o que dizer na reunião final da instituição em que atua.

Se o líder apenas mostrar os mesmos erros e responsabilizar terceiros pelos problemas, , socializando os fracassos, como se todos os dias do ano foram somente péssimos, correrá um sério risco de provocar maior desmotivação no grupo.

Culpar fatores externos, como política, economia, etc., passa a ser a saída mais fácil a justificar o insucesso, a mesmice dos problemas e consequentemente sua provável continuidade para o próximo ano.

É preciso ter claro que é esse o momento de provocar a reflexão sobre como enfrentar os futuros desafios, promovendo ciclos ou rodas de conversas para que o grupo apresente suas ideias. Simples ou sofisticadas, é preciso que as pessoas se envolvam com os problemas e as propostas de soluções bem como para a superação das dificuldades.

‘Todo mundo está cansado!” dirão algumas vozes. Porém, há que se ter claro que no furor da tensão ideias novas podem surgir nesse momento, que após o período de festas ou férias, podem ser retomadas e constituir excelentes  projetos para a solução de diversos problemas.

Nesse momento, é fundamental apresentar todos os exemplos de sucesso do ano, do mais simples ao mais elaborado.  Mostrar as causas e motivos que permitiram isso. Elogiar coletivamente destacando os aspectos positivos dos diferentes setores e em seguida comentar sobre o que poderia ter sido melhorado. Estimular as pessoas para que, a partir desses exemplos, contarem casos de sucesso, de insucesso e de como podem propor melhorias ou superação dos fracassos.

É importante demonstrar que atingir objetivos é mais do que papel escrito e boas intenções e que para isso é fundamental desenvolver atitudes positivas, planejamento e envolvimento no trabalho para favorecer agregar conhecimentos e avanços pessoais e profissionais.

Pense sobre o assunto e boa reunião.

 Tem outras sugestões? Encaminhe seus comentários.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...