Olá, gente...
O Século 21 vem impor paradigmas nos desafiar e para apurar nosso olhar
para as novas concepções de sociedade, relações sociais, tecnologias e
políticas públicas capazes de contemplar tais demandas.
As políticas educacionais se reorganizam no sentido de aperfeiçoar e
acomodar as novas tendências, integrando teorias e práticas, bem como os
necessários investimentos para garantir acesso, permanência e qualidade do
ensino.
Nesse sentido, faz-se urgente que os gestores educacionais mobilizem espaços e tempos para discutir e
redefinir concepções sobre a organização da escola e de seu papel social na
formação de um novo cidadão.
Segue abaixo um quadro sobre alguns aspectos a considerar com o
objetivo de contribuir com as reflexões sobre concepções da gestão
escolar e seus desdobramentos até a sala de aula.
Como geralmente é!
|
O precisamos fazer!
|
Pensamento contido!
|
Permitir aos
professores e alunos a fazer perguntas: como podemos mudar a nossa maneira de
pensar sobre a escola para melhorar a aprendizagem?
|
Nós sempre fizemos
isso! Aqui, sempre fizemos dessa forma!
|
Permitir aos
professores e alunos condições para criar novas rotinas, novas tradições, e
construir novas abordagens para a aprendizagem.
|
Entramos no jogo
somente para ganhar!
|
Permitir aos
professores e alunos oportunidades de estarem na vanguarda daquilo que é
vibrante e emocionante em nossa sociedade.
|
Visão do próprio
umbigo!
|
Permitir a escola
para buscar feedback regular dos alunos, pais e outros interessados sobre o papel da escola e
sua relação no atendimento às necessidades de seus alunos.
|
A abordagem do
navegador solitário!
|
Incentivar
professores e alunos a criação de comunidades colaborativas rede dentro e
fora da escola. Promover equipes, dando a todos os alunos tempos e momentos
para refletir sobre o que eles estão aprendendo.
|
O fracasso não faz
parte de nosso vocabulário!
|
Promover uma
cultura escolar que compreenda o fracasso como aspecto inerente e motivador
para a inovação. Permitir aos professores e estudantes a falhar, enquanto
eles estão dispostos a aprender com seus erros e crescer.
|
Siga somente a
mentalidade do líder!
|
Incentivar
professores e alunos a olhar para além do dia de hoje. Onde é que nós
queremos ser 5 ou 10 anos a partir de agora? Promover uma cultura que
suporta pensadores independentes que apreciam o valor da educação.
|
Contratações e
admissões fracas!
|
Traga as pessoas
para a comunidade escolar que pensam de forma diferente e
interessante. Não contratar professores ou admitir de acordo com um
protótipo. Contrate para singularidade e potencial.
|
A falta de
inovação!
|
Não tenha medo de
redefinir as expectativas de professores e alunos para abraçar as habilidades
do Séc. 21 que precisam ser conectados em uma sociedade global.
|
Expectativas
irrealistas!
|
Não coloque todos
os seus ovos numa única cesta. Promova uma grande ideia, tente "inovação
soft" de modo a incentivar professores e alunos para a inovação ou
criatividade. Promova altas expectativas.
|
Tem alguma sugestão?
Encaminhe suas contribuições e comentários!
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.