Olá, gente ...
A distração em sala de aula é sem dúvida um dos grandes desafios da
docência, motivada por diversos fatores. Desenvolvimento físico e psicossocial,
alta produção hormonal, exposição excessiva às mídias e redes sociais, etc.,
afetam sensivelmente a formação de bons hábitos de estudos e concentração,
colocando em risco o processo da aprendizagem.
Lidar com essa situação sem muito preparo tende a conduzir o professor
a um desgaste físico e emocional, provocando um estresse precoce da docência
com prejuízos à produtividade educacional.
Com o intuito de contribuir para a melhoria do trabalho docente, segue
abaixo uma coletânea de atitudes que podem ser realizadas pelo professor
visando minimizar esse problema e melhorar o trabalho docente.
O emprego de cada atitude sugerida depende do momento e da carga
emocional do professor, levando-se em conta o caráter profissional e os
objetivos do trabalho docente.
Vejamos:
1- Acompanhar: Pedir ao aluno repetir apenas o que foi ou acabou
de ser dito.
2- Aproximar: Aproxime-se e fique ao lado dele e dirija uma
pergunta a outro aluno mais afastado.
3- Expor: Prenda sua atenção, mostrando uma imagem, som, vídeo ou
filme.
4- Pensar: Faça uma pausa e pergunte ao aluno se há uma situação
problema para resolver dentro daquele conteúdo.
5- Perguntar: Faça uma pergunta desafiadora que leve vários passos
para resolver.
6- Agir: Sugira a fazer algo relacionado com o tema.
7- Exemplificar: Estimule a exemplificar algo relacionado ou
análogo ao tema tratado.
8- Remover: Tratar e remover a distração. Centralize ou mude o
foco.
9- Agrupar: Coloque estudante em grupos para uma atividade.
10- Normatizar: Faça o grupo estabelecer regras ou normas para
tempo, convivência e estudos.
11- Controlar: Coloque-o no controle visando fazer cumprir as
regras.
12- Deslocar: Atribua funções aos alunos que se deslocam demais.
13- Jogar: Jogue um jogo envolvendo o aluno.
14- Criar: Crie um incentivo para chamar a atenção.
15- Pesquisar: Encaminhe uma pesquisa visando recolher
informações.
16- Ensinar: Peça ao aluno ensinar a lição a outro com maior
dificuldade.
17- Auxiliar: Peça ao aluno para ajudá-lo em alguma atividade para
classe.
18- Ouvir: Instigue o aluno a encontrar uma música relevante e
adequada ao tema.
19- Mudar: Mude o aluno de lugar.
20- Reconhecer (sem recompensar): Reconheça e valorize os que
prestam atenção.
21- Perguntar: Pergunte por que o aluno não está prestando
atenção.
Gostaríamos de aumentar a lista. Se tiver contribuições, encaminhe para
compartilhar.
Lembrete:
Alunos envolvidos prestam mais atenção.
Submeta sempre sua aula a uma auto avaliação.
Muitas vezes são os alunos que estão entediados ou a atividade não é lá
muito agradável. Reveja o planejamento se for necessário.
Tem outras sugestões?
Encaminhe para compartilhar e deixe seus comentários.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.