Olá, gente...
É tempo de pensar o desempenho
dos alunos! É tempo de reunir um dos colegiados fundamentais da escola. Tempo
de reflexão do trabalho pedagógico. Tempo de reunir o Conselho de Classe, Ano e
Série.
A avaliação, enquanto processo
referencial, interativo e formativo, deve ser entendida como uma ação capaz de
fornecer informações precisas e qualitativas sobre os processos de
aprendizagem, visando produzir tomadas de decisões que se traduzam em ações
conjuntas para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento das
potencialidades do aluno.
O Conselho de Classe, Série e
Termo, que ocorre ao final de cada bimestre ou trimestre, tem como objetivo
realizar a análise do processo ensino-aprendizagem, levantando hipóteses sobre
a situação individual e coletiva do desempenho dos alunos. Deve ser visto como
um meio, uma ferramenta, um indicador das dificuldades e avanços dos alunos,
bem como um instrumento para avaliar a eficácia e eficiência dos planos de
ensino e do trabalho docente.
Neste sentido, a participação de
todos os docentes no referido Conselho é fundamental para que se possam
realizar as intervenções necessárias e imediatas, oferecendo-se todas as
possibilidades para que a aprendizagem ocorra, tendo em vista o sucesso do
aluno.
A participação da equipe docente
e coordenação não tem apenas caráter legal uma vez que possibilita ao
desenvolvimento de responsabilidades para com o processo, pois favorece:
- a postura do educador frente ao
processo ensino-aprendizagem;
- a coerência entre prática
pedagógica e a proposta da escola;
- aproximação e melhor
relacionamento entre professor e aluno;
- coerência entre critérios de
avaliação adotados pelos diferentes professores;
- intervenções necessárias nos
aspectos relacionados à recuperação contínua, reforço ou atividades
diversificadas visando à superação das dificuldades de aprendizagem.
- levantamento de grupos de
alunos, para encaminhamentos ao reforço e atendimento especial do professor na
recuperação contínua;
- acompanhamento de todo o
processo ensino-aprendizagem pela direção e coordenação, para atuação mais
próxima e imediata, orientando o professor sobre sua didática, sua metodologia
e seu critério de avaliação.
Após o Conselho, os dados
coletados podem ser traduzidos em gráficos e relatórios de acompanhamento,
permitindo uma visão geral dos resultados, para redirecionamento da ação
pedagógica e elaboração de um plano de intervenção eficaz.
Esse procedimento de análise
permite que a equipe escolar se autoavalie, busque alternativas e priorize
ações, para que todos tenham oportunidade de aprender, garantindo o direito do
aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da Proposta Pedagógica da escola.
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Postado por Michel Assali
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