Olá, gente...
Compartilho com vocês o artigo
publicado no site http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br,
o que considerei muito pertinente para reflexões a respeito da gestão escolar,
considerando as atribuições do diretor e demais gestores educacionais no
desafio de promover uma educação de melhor qualidade.
São dicas pertinentes e oportunas
para subsidiar as reuniões da equipe gestora na elaboração do Planejamento
Escolar.
Represento abaixo o texto na
íntegra:
“Em toda e qualquer instituição
educacional, os processos devem ser conduzidos com tranquilidade e
naturalidade, minimizando ao máximo os conflitos. Nos relacionamentos
interpessoais desenvolvidos em uma escola, sempre haverá problemas, divergência
de ideias e dificuldades de convivência, mas quando o gestor escolar assume o
papel de mediador e apaziguador, os conflitos podem ser solucionados sem
grandes traumas e sem que isso impacte negativamente o processo de
ensino-aprendizagem.
Gerenciar pessoas é realmente uma
tarefa delicada, no entanto, é plenamente possível fazer isso com maestria, se
o diretor souber lidar com a equipe, inclusive nos momentos de crise. Quer
saber como gerir a sua equipe em situações conflituosas?
Trate todos com respeito
Na hierarquia escolar, o diretor
está no topo da escala, mas isso não faz dele alguém mais importante ou
especial na instituição. Porteiros, merendeiras, motoristas, professores,
auxiliares de limpeza, secretários e porteiros são igualmente necessários e
devem ser respeitados como pessoas e profissionais. Desrespeitar os
colaboradores no dia a dia e tratá-los de formas diferentes, a depender dos
cargos que ocupam, é o caminho mais curto para intensificar os conflitos ao
invés de amenizá-los.
Entenda a origem dos conflitos
Normalmente os conflitos ocorrem
quando existem diferentes pontos de vista acerca de um mesmo problema. Isso é
natural, pois as pessoas são diferentes, possuem visões distintas e reagem de
formas diversas diante das situações. É por isso que na hora de gerenciar
conflitos, é tão importante entender a raiz do problema. Esse passo é muito
importante para determinar as estratégias a seguir na gestão escolar.
Seja empático
Aprenda a se colocar no lugar do
outro, pois isso facilita e muito no gerenciamento de conflitos. Ser empático
ajuda no entendimento das razões que levaram a pessoa a agir de determinada
maneira, por mais estranhos que pareçam seus motivos. Em outras palavras, a
empatia é um dos pontos de partida para solucionar situações conflituosas em
uma escola, pois contribui para a compreensão do que leva alguém a tomar
decisões que nós jamais tomaríamos.
Ouça sempre os dois lados
Para ser justo e sensato, o bom
gestor escolar precisa sempre ouvir os lados conflitantes de forma neutra e sem
tomar partido de nenhum deles. As estratégias para resolver os problemas e a
decisão definitiva para amenizar o conflito sempre devem ser fundamentadas na imparcialidade.
Seja racional
É difícil separar o emocional do
racional em um ambiente de trabalho, embora seja necessário fazer isso. Procure
não deixar o emocional falar mais alto, não leve as coisas para o lado pessoal
e nunca permita que a emoção influencie suas decisões. Um gestor escolar
precisa manter o autocontrole e tomar suas decisões de forma lógica e
inteligente.
Nunca se omita
Muitas vezes ao notar um
princípio de conflito, o gestor escolar prefere fingir que não viu nada para
evitar confusões. Também há os que observam de longe e esperam que as partes
envolvidas se resolvam sozinhas. Isso é um erro! Demorar a solucionar um
problema na escola pode prejudicar os alunos e tomando proporções gigantescas,
portanto, é preciso sim que o diretor interfira na resolução do conflito,
sempre de maneira sutil e buscando a harmonia.
Dicas extras para gerenciar conflitos na sua equipe escolar
-Estimule o diálogo e faça com
que os colaboradores exponham suas opiniões com serenidade.
-Seja ético e profissional, conduza
os processos com discrição e aprenda a respeitar as opiniões alheias.
-Transforme o momento de crise em
oportunidade de crescimento para todos os envolvidos nos conflitos.”
Você tem outra e interessantes
práticas para contribuir?
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Postado por Michel Assali de "Docência Inquieta" (www.michel.pro.br)
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